Ensino e Pesquisa

A Santa Casa de Misericórdia da Bahia, através do Hospital Santa Izabel, apresentou, desde sua fundação, comprometimento com o progresso da ciência, seja por meio do aprimoramento profissional, ou pelo caráter engajado na execução de pesquisas científicas.

Desde o momento de sua implantação, em 1808, o Hospital Santa Izabel abrigou a primeira escola de Medicina do país, no período denominada de Escola de Cirurgia da Bahia. Sete anos depois, foi transformada em Academia Médico-Cirúrgica da Bahia.

As aulas teóricas ocorriam no edifício-sede da Santa Casa e as práticas no Hospital. No período em que a Escola de Medicina passou a fazer parte da Universidade Federal da Bahia (UFBA), houve a assimilação do Hospital Edgar Santos como seu hospital-escola. A Santa Casa/Hospital Santa Izabel, no entanto, manteve sua atividade de incentivo ao ensino médico através de um contrato de parceria com a Escola Bahiana de Medicina (Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências), perfazendo uma história que já dura mais de 50 anos.

Criada em 2005, a Diretoria de Ensino e Pesquisa tem como objetivo proporcionar a expansão do potencial, e capacidade para contribuir no aperfeiçoamento prático dos profissionais de saúde aliado à sua postura ética.

Programa de Estágio
Programa de Estágio

A atividade de ensino desenvolvida no HSI beneficia a todos os atores nela envolvidos. Ao ampliar a capacidade de atendimento, com a participação do alunado sob supervisão constante, multiplicam-se para esses as oportunidades de estudo, aprendizagem e de troca de experiência, elementos de fundamental importância na sua formação. Para os pesquisadores e docentes, ensinar e compartilhar suas experiências é exercitar diariamente seu conhecimento e impulsionar para a necessidade de permanente atualização. Essa troca é enriquecida pelas sessões científicas, discussão de casos clínicos relevantes e participação em pesquisas científicas.

Graduação

As atividades de graduação no Hospital Santa Izabel envolvem convênios com instituições públicas e privadas, em várias fases da formação profissional, desde os momentos iniciais, caracterizados pelas visitas e práticas observacionais, evoluindo até os períodos de estágios curriculares obrigatórios e internato médico.

Atualmente são mantidas parcerias com oito (8) instituições de ensino para realização de estágio em nove (9) diferentes áreas de atuação: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia, Radiologia e Serviço Social.

Pós-Graduação

Programa de Residência Médica

O Hospital Santa Izabel oferece 56 vagas de Residência Médica por ano e desenvolve parcerias com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia há mais de 30 anos, mantendo as atividades de Residência Médica, de forma ininterrupta, desde sua criação.

Liderada pelo Professor Dr. Gilson Feitosa, a Coordenação de Residência Médica (COREME) do HSI, conta com a participação assídua de todos os supervisores dos programas, que juntamente com a Diretoria Técnica Assistencial do hospital e os representantes dos residentes vêm trazendo contribuições importantes para a assistência e o ensino. Toda a programação de Residência Médica no HSI segue as normativas da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), específicas para cada programa e os fundamentos de aquisição de conhecimentos, comportamento e atitudes para a formação do profissional médico.

Os programas de Residência Médica são tutorados por supervisores e preceptores, os quais fazem parte do Corpo Clínico do HSI e possuem mestrado e doutorado em suas respectivas áreas de conhecimento e atuação.

Atualmente, o hospital conta com programas de Residência Médica para 15 áreas, totalizando a oferta de 56 vagas com bolsas financiadas pela Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB):

  • Anestesiologia
  • Cancerologia Clínica
  • Cardiologia
  • Cardiologia Pediátrica
  • Clínica Médica
  • Cirurgia Geral – Área Cirúrgica Básica
  • Cirurgia do Aparelho Digestório
  • DOR
  • Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista
  • Medicina Intensiva
  • Neurologia
  • Otorrinolaringologia
  • Neurologia
  • Otorrinolaringologia
  • Ortopedia e Traumatologia
  • Pneumologia
  • Urologia

Para participar da seleção, é preciso realizar inscrição através do site www.strixeducacao.com.br

(Concursos e Seleções - CEREM/BA Processo Seletivo Unificado de Residência Médica).

Residência Multiprofissional

Na área multiprofissional, as residências tiveram início no ano de 2011 em parceria com a Universidade Estadual da Bahia, objetivando especializar profissionais da saúde na área da oncologia, terapia intensiva e nutrição clínica contemplando as seguintes categorias profissionais: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social, Fonoaudiologia e Nutrição. As bolsas do Programa foram aprovadas pela Portaria Conjunta da Secretaria da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, nº 1, de 24 de fevereiro de 2010. Atualmente, o programa de residência multiprofissional em oncologia é o único em vigência na Bahia, refletindo o contínuo empenho do Hospital Santa Izabel em promover o ensino compatibilizando-o com as demandas sociais crescentes relacionadas à saúde.

Infraestrutura de ensino

O Hospital Santa Izabel possui espaço voltado para a área de ensino e pesquisa, composto por:

  • 05 salas de treinamento com capacidade entre 20 e 50 pessoas por sala;
  • 01 anfiteatro com capacidade para 80 lugares;
  • 01 auditório com capacidade para 150 lugares.

Naturalmente uma estrutura física dessa qualidade encontra-se equipada com recursos áudio-visuais de última geração.

Pesquisa

Atuando desde 1994, o Núcleo de Pesquisa do Hospital Santa Izabel tem como finalidade desenvolver e implementar constante progresso científico.

Seu surgimento deveu-se ao interesse de um grupo de cardiologistas pertencentes ao Corpo Clínico do Hospital Santa Izabel, os quais viam condições físicas e filosóficas propícias para a execução de projetos de pesquisa.

Ao longo da sua existência, o Núcleo promoveu a evolução do conhecimento em saúde, mantendo-se também nos vários segmentos da Cardiologia, Reumatologia, Pneumologia, Urologia e Cancerologia. Seu Núcleo de Pesquisa atua como fornecedor de dados, através de processos de alto rigor metodológico, contribuindo para a inovação de vários produtos.

Situado nas instalações físicas do Hospital Santa Izabel, o Centro de Pesquisa congrega competências tanto no auxílio à formação de futuros pesquisadores, dada a presença consolidada da Residência Médica neste hospital, quanto em atividades assistenciais à comunidade. Os membros da equipe do Núcleo são treinados em Good Clinical Pratice (GCP), uma certificação importante e necessária para condução de Ensaios Clínicos. Ao menos, 2 (dois) membros da equipe possuem certificação IATA (Air Transport Association) atualizado a cada dois anos, a qual permite o embarque aéreo de material biológico dos protocolos

Desde sua criação, o Núcleo já acompanhou o desenvolvimento de mais de 100 pesquisas clínicas multicêntricas, vinculadas a indústrias farmacêuticas de reconhecimento internacional e ao Ministério da Saúde do Brasil. Vale ainda destacar as ações de cooperação internacionais mantidas pelo Centro, com diversas entidades de pesquisa farmacêuticas americanas e européias, além de sua participação, na qualidade de membro na produção de conhecimento dos protocolos, de algumas pesquisas multicêntricas. No protocolo do Projeto de Células-Tronco, o Hospital Santa Izabel foi Centro-Âncora no Brasil.

Comitê de Ética em Pesquisa
Comitê de Ética em Pesquisa

A avaliação ética de um projeto de pesquisa em saúde dá-se a partir de uma análise crítica de aspectos diversos tais quais, qualificação do projeto de pesquisa, experiência dos pesquisadores responsáveis, avaliação do risco-benefício envolvido,  informação precisa e detalhada ao sujeito da pesquisa, assim como  a prévia análise de possíveis efeitos da investigação pretendida.

O Comitê de Ética em Pesquisa é um colegiado interdisciplinar e independente, com múnus público, e caráter permanente. Além dessas propriedades, detém funções educativas, fiscalizadoras e consultivas na instituição e foi criado para contribuir com o desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos, através da resolução Conselho Nacional de Saúde no 466/12 (Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos).

O Comitê de Ética em Pesquisa Professor Dr. Celso Figueirôa está vinculado à Plataforma Brasil, o que possibilita o cadastro individual para todo e qualquer pesquisador com a finalidade de tramitar projetos de pesquisa que envolvam seres humanos. Sua composição reúne membros de diversas categorias profissionais habilitados pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) para acesso e manuseio da plataforma Brasil.

Telefone de contato: (71) 2203.8362, e-mail: cephsi@santacasaba.org.br

Visita Acadêmica

A visita acadêmica tem por objetivo a atualização e ampli​ação do conhecimento através da observação de atividades práticas e situações profissionais reais desenvolvidas em nossa Instituição. Para tal o interessado deve preencher o formulário específico com antecedência mínima de 10 dias úteis.

Cabe à Diretoria de Ensino e Pesquisa avaliar o objetivo da visita e, se aprovado, consultar o(s) setor(es) a ser(em) envolvidos sobre sua disponibilidade. A confirmação (ou não) da visita acadêmica será respondida ao solicitante em até 5 dias após o recebimento do formulário;

Visitas acadêmicas não são monitoradas nem incluem conteúdo pedagógico, limitam-se à observação das atividades de rotina, da estrutura e da cultura organizacional daquele(s) setor(es).

Eventuais dúvidas dos visitantes poderão ser respondidas durante a visita, desde que não interrompam ou atrapalhem a rotina do(s) setor(es). Não serão aceitos questionários ou entrevistas que configurem pesquisas ou protocolos sem o prévio conhecimento e aprovação pela Diretoria de Ensino e Pesquisa. Não serão aceitas nem respondidas quaisquer perguntas pós-visita por telefone ou e-mail;

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Acreditação com Excelência ONA 3
Acreditação com Excelência ONA 3

O Santa Izabel tem Acreditação com Excelência referente a três níveis: Segurança do Paciente, Gerenciamento de Risco e Rotina, e os indicadores de Qualidade e de Desempenho. A Acreditação é emitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e é o nível máximo obtido a nível nacional. A assistência ambulatorial e hospitalar contempla os pacientes particulares e conveniados às principais operadoras e planos de saúde, além dos usuários encaminhados para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

HIMSS EMRAM 7
HIMSS EMRAM 7

O Hospital Santa Izabel conquistou, em 2019, a certificação da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7 e se tornou o oitavo hospital brasileiro a ser reconhecido pela metodologia considerada uma das mais importantes a auxiliar a transformação digital de unidades de saúde. Para tal, a Santa Casa da Bahia ampliou os investimentos para implementar novas soluções tecnológicas com capacidade de melhorar a qualidade e segurança da assistência ao paciente e transformar o Santa Izabel no primeiro hospital digital do Estado.

2019 - 2020. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital