Pacientes e Visitantes

Residência Médica

Após a criação da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), em 1977, a comunidade médica do Hospital Santa Izabel (HSI) iniciou as tratativas para estruturação da sua residência. Dessa forma, em 1982 foram iniciados os programas de Clínica Médica e Cardiologia, seguido de Ortopedia.

Posteriormente foram abertos os programas de Residência em Otorrinolaringologia, Pneumologia, Reumatologia, Cirurgia Geral, Anestesiologia, Terapia Intensiva, Medicina interna, Urologia, Neurologia Clínica, Cirurgia do Aparelho Digestório, Cardiologia Pediátrica e Hemodinâmica.

Liderada desde sua constituição pelo professor Dr. Gilson Feitosa, a Coordenação de Residência Médica (COREME) do HSI, conta com a participação assídua de todos os supervisores dos programas, que juntamente com a Diretoria Técnica do hospital e os representantes dos residentes vêm trazendo contribuições importantes para a assistência e o ensino. Toda a programação de residência médica no HSI segue as normativas da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), específicas para cada programa e os fundamentos de aquisição de conhecimentos, comportamento e atitudes para a formação do profissional médico.

Os programas de residência médica são tutorados por supervisores e preceptores, os quais fazem parte do Corpo Clínico do HSI. Atualmente, o hospital conta com programas de Residência Médica para 15 áreas, com bolsas financiadas pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

 

 

Residência Médica

Vagas /ano

Anos

Total de vagas

Anestesiologia

5

3

15

Cancerologia clínica

3

3

9

Cardiologia

6

2

12

Cardiologia pediátrica

3

2

6

Cirurgia do aparelho digestório

1

2

2

Área Cirúrgica Básica

6

2

12

Clínica médica

8

2

16

Dor

1

1

2

Hemodinâmica e cardiologia intervencionista

1

2

2

Medicina intensiva

4

2

8

Neurologia

3

3

9

Ortopedia

6

3

18

Otorrinolaringologia

3

3

9

Pneumologia

2

2

4

Urologia

2

3

6

Total

54

 

130


 

Residência Multiprofissional

Na área multiprofissional, as residências tiveram início no ano de 2011, em parceria com a Universidade Estadual da Bahia (Uneb), objetivando especializar profissionais da saúde na área da Oncologia, Terapia Intensiva e Nutrição Clínica contemplando as seguintes categorias profissionais: enfermagem, farmácia, fisioterapia, psicologia, serviço social, fonoaudiologia e nutrição. As bolsas do programa foram aprovadas pela Portaria Conjunta da Secretaria da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, nº 1, de 24 de fevereiro de 2010. Atualmente, o programa de residência multiprofissional em oncologia é o único em vigência na Bahia, refletindo o contínuo empenho do Hospital Santa Izabel em promover o ensino compatibilizando-o com as demandas sociais crescentes relacionadas à saúde.


Infraestrutura de ensino

O Hospital Santa Izabel possui espaço voltado para a área de ensino e pesquisa, composto por:

  • 5 salas de treinamento com capacidade entre 15 e 35 pessoas por sala (assegurando o distanciamento de 1,5m);
  • 1 anfiteatro com capacidade para 80 lugares;
  • 1 auditório com capacidade para 150 lugares.

Toda estrutura física está equipada com recursos audiovisuais de última geração.
 

2019 - 2021. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital