Ação resgata autoestima de pacientes oncológicos no Hospital Santa Izabel

Sexta, 06 Setembro 2019

Ação resgata autoestima de pacientes oncológicos no Hospital Santa Izabel

Na última quarta-feira, 28, os pacientes oncológicos do Hospital Santa Izabel receberam uma manhã de atenção e cuidados voltados a resgatar a autoestima e promover o bem-estar. O momento será liderado pela blogueira Juliana Paixão, do projeto Laços do Bem, com o apoio de voluntários que irão realizar serviços gratuitos de maquiagem, manicure, sobrancelha de henna e oficina de turbante.

A iniciativa aconteceu justamente no Dia Nacional do Voluntariado e integrou as ações de humanização que a Santa Casa da Bahia promove no HSI. “Ações como essa são voltadas ao bem-estar e ao acolhimento. Dessa forma, utilizamos a humanização para promoção da saúde, impactando diretamente na recuperação e na qualidade de vida do paciente”, relata a coordenadora do Serviço Social do HSI, Eneida Barros.

O momento também acontece agora pois agosto marca o mês em que Juliana recebeu oficialmente a confirmação da cura do câncer. Criadora do projeto Laços do Bem, ela foi diagnosticada aos 22 anos com Linfoma de Hodgkin, um tipo de câncer que atinge o sistema linfático.

Entre 2012 e 2016, ela passou por diversos momentos, entre quimioterapia, radioterapia, um período de remissão, a reincidência da doença, cirurgia, até o final do tratamento, que foi feito em sua maior parte no Hospital Santa Izabel. Foi dessa experiência que ela teve a ideia de criar o Laços do Bem, projeto que promove a doação de lenços às mulheres em tratamento em hospitais de Salvador, além de bonés, boinas e toucas.

“Levar um pouco de beleza e autoestima para as mulheres em tratamento oncológico através do Projeto Lenços do Bem é uma das formas que encontrei de retribuir tanto carinho e amor que recebi. Sei que não é fácil passar por todo o tratamento, senti na pele o quanto a autoestima e o psicológico ficam abalados. Eu quero que elas saibam que são maravilhosas do jeitinho que estão e que tudo isso é só uma fase difícil que logo passará”, afirmou Juliana.

A ação no Hospital Santa Izabel aconteceu no Joaquim Neto.