Hospital Santa Izabel comemora 150ª cirurgia urológica com uso de robô

Quarta, 29 Janeiro 2020

Hospital Santa Izabel comemora 150ª cirurgia urológica com uso de robô

Mais eficaz e menos invasiva, a tecnologia da cirurgia robótica comemora o sucesso na Bahia. Em menos de um ano de chegada no Hospital Santa Izabel, o robô Da Vinci alcançou a marca de 150 cirurgias urológicas feitas por meio do equipamento. Os procedimentos realizados com o uso do robô tiveram início em março de 2019, e marcou a chegada das cirurgias robóticas no estado.

Com eficácia comprovada no tratamento de câncer de próstata, o Da Vinci oferece mais conforto e agilidade para o paciente e também para o médico, que controla os quatro braços do robô através de uma cabine dentro da sala de cirurgia. Através desta cabine, o cirurgião consegue visualizar imagens em 3D captadas por uma câmera de alta precisão, que proporciona mais nitidez e profundidade do local, realizando a cirurgia sem tocar no paciente.

“Em todo o mundo, a cirurgia robótica mais realizada é a que é feita para o tratamento do câncer de próstata. O robô permitiu realizar uma cirurgia que é muito difícil, exatamente pela sua localização, dificuldade de acesso e de visibilidade”, explica o urologista Dr. Eduardo Café, pioneiro na cirurgia robótica na Bahia e chefe do Departamento de Cirurgia do Santa Izabel, onde é responsável por realizar mais de duas mil cirurgias de câncer de próstata, incluindo grande parte das cirurgias robóticas urológicas,  especialmente para tratamento do câncer de próstata - com maior preservação das funções sexual e urinária.

Além da urologia, o robô também pode ser utilizado em outros procedimentos, como cirurgias cardíacas, oncológicas, ginecológicas, torácica e outras cirurgias complexas que exigem alto detalhamento anatômico ou sejam realizadas em pequenos espaços e cavidades.

Clique aqui e acesse a lista de médicos certificados para cirurgia robótica.