Hospital Santa Izabel ganha prêmio nacional de sustentabilidade

Quarta, 05 Dezembro 2018

Hospital Santa Izabel ganha prêmio nacional de sustentabilidade

Cuidar do meio ambiente da mesma forma que se dedica à saúde dos seus pacientes é um dos compromissos do Hospital Santa Izabel, que vem criando programas de sustentabilidade e alcançando diversas metas na área. A iniciativa mais recente, um programa de gerenciamento e mapeamento do consumo de água, rendeu à instituição o Prêmio Amigo do Meio Ambiente de 2018, que será entregue neste (dia 5) em São Paulo.

Através do projeto, é possível controlar, reduzir e identificar possíveis vazamentos. Apenas em 2017, essas mudanças conseguiram reduzir o consumo em 32%, o que significou uma economia superior a R$ 700 mil. Já de acordo com os indicadores voltados ao consumo de água da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), houve uma redução de 56% por leito operacional e 68% para o indicador de consumo por saída hospitalar.

“A realização destas ações possibilitou uma melhor avaliação do consumo de água em cada unidade. Desta forma, pudemos ter um parâmetro que favoreceu a identificação dos vazamentos. Além disso, a substituição de equipamentos convencionais por equipamentos verdes também favoreceu a redução de consumo no Hospital”, destacou Kátia Belchior, engenheira de Meio Ambiente do hospital.

Reconhecimento – O Prêmio acontece durante o XI Seminário Hospitais Saudáveis, no Hospital Santa Catarina, na capital paulista. A Santa Casa da Bahia, na ocasião, exibirá um pôster sobre o case do programa de gestão de água vencedor do prêmio, além de participar de uma mesa redonda para falar sobre o uso de Energia Renovável.

O HSI receberá, ainda, duas placas de reconhecimento por sua participação na edição nacional no Desafio 2020, em que alcançou a meta em metade do tempo previsto e no Desafio Resíduos. O Prêmio Amigo do Meio Ambiente é promovido pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e avaliou 81 projetos de 11 estados, que abordavam variadas iniciativas para o SUS mais verde e sustentável. Destes, 15 instituições serão premiadas, incluindo o Hospital Santa Izabel.

• Sindifiba

• Iqc