Humanização dita rumo de intervenções no centro cirúrgico do Hospital Santa Izabel

Quarta, 21 Fevereiro 2018

Paredes antes brancas, recebem ilustrações com imagens de natureza

A Santa Casa da Bahia registrou novos avanços no Programa Giro de Leitos, que vem contribuindo também para reforçar uma das características mais marcantes do Hospital Santa Izabel: a humanização da assistência. Um dos destaques dessa iniciativa foi a nova caracterização das 11 salas do centro cirúrgico. As paredes da unidade estão agora com um adesivo especial com paisagens que remetem à natureza.

As ações no centro cirúrgico envolveram ainda a implantação de interfones com câmeras, realização de campanhas do silêncio e uso do celular, melhorias na estrutura física do transbordo e conforto médico, revisão e substituição da sinalização e instalação de porta automática.

A unidade, na qual são realizadas cerca de 15 mil cirurgias anualmente, foi contemplada também com painéis eletrônicos de mapa cirúrgico, em substituição a um modelo que era preenchido manualmente pela equipe de enfermagem. As intervenções continuam e vão alcançar agora a instalação de um aquário de peixes.

Essas iniciativas estão sendo implementadas de acordo com a metodologia Lean para processos administrativos. O foco é a redução de desperdícios, melhoria na segurança assistencial e aumento na agilidade dos atendimentos, tanto em atividades administrativas como de atenção à saúde.

A satisfação com os primeiros resultados desse programa vem sendo registrada em mensagens direcionadas à diretoria do hospital e em pesquisa interna realizada recentemente. “Estamos buscando o aprimoramento constante de nossos processos operacionais e assistenciais. É uma satisfação sabermos que essa iniciativa vem contando com o apoio entusiasmado dos colaboradores e clientes do Hospital Santa Izabel", acrescentou o provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes.

• Sindifiba

• Iqc