Santa Casa da Bahia marca presença no XII Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar

Sexta, 13 Setembro 2019

Entre os dias 5 e 7 de setembro, a Santa Casa da Bahia participou do XII Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, em Salvador, no Hotel Fiesta. Além do estande aberto ao público durante todo o evento, a coordenadora de Psicologia do Hospital Santa Izabel, Ana Lúcia Freitas, mediou o Simpósio “Não te matarás: suicídio, prevenção e desafios atuais” no dia 06.

No Hospital Santa Izabel, o Serviço de Psicologia Hospitalar foi implantado em Novembro de 1997, na Unidade Coronariana. Atualmente o Serviço conta com uma coordenadora e 14 psicólogas, que oferecem assistência psicológica a pacientes, familiares e acompanhantes nas UTIs, Unidades de Internação e PAs integradas às equipes interdisciplinares.

Em 2001, o hospital integrou o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar que, dois anos depois, tornou-se a Política Nacional de Humanização. O Serviço de Psicologia passou a participar da Comissão de Humanização e, nos últimos anos, assumiu a coordenação da mesma, juntamente com o Serviço Social, contribuindo com diversas ações de humanização:

Entre elas estão o Programa de Visita Ampliada nas UTIs; Projeto Cão Amigos; Comemoração de aniversários de pacientes hospitalizados; Dia do Desejo, quando a Nutrição leva aos pacientes o alimento de sua preferência; dentre outros diversos projetos voltados para o bem estar do paciente no Hospital Santa Izabel.