Artigo do provedor Roberto Sá Menezes: Tecnologia a favor da saúde

Terça, 12 Março 2019

Artigo do provedor Roberto Sá Menezes: Tecnologia a favor da saúde

Artigo do Provedor Roberto Sá Menezes para o site Correio 24 horas

Desde 1549, a história da Santa Casa da Bahia se confunde com a de Salvador, sobretudo no âmbito da saúde. Em 2019, escrevemos mais um importante capítulo com a chegada da robótica, que auxilia na realização de cirurgias de alta precisão. Esse é o primeiro equipamento em solo baiano, que traz a tecnologia americana para procedimentos delicados, como o câncer de próstata.

O robô chega ao Hospital Santa Izabel para servir como uma extensão dos olhos e mãos do cirurgião, permitindo um procedimento menos invasivo, mais preciso e com menor tempo de internação, sendo um avanço tanto para a atuação do médico, quanto para a segurança do paciente. Junto com sua chegada, inauguramos ainda três apartamentos especialmente montados para a recuperação dos pacientes, oferecendo mais conforto e comodidade. O investimento realizado pela instituição permite um avanço significativo no tratamento das doenças de diversas especialidades e na qualificação do corpo médico.

Efeito parecido aconteceu no início da década de 90, quando começamos a atuar com cirurgias por vídeo, também de forma pioneira no estado. Ou quando realizamos a primeira cirurgia do professor Adib Jatene, responsável pela transposição de grandes artérias e que ajuda a corrigir cardiopatias e salvar muitas vidas até hoje.

O comprometimento com a tecnologia é um dos grandes pilares de crescimento do Santa Izabel, que está cada vez mais perto de ser o primeiro hospital baiano a obter a certificação nível 7, concedida pela Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) Analytics, que avalia a transformação da área de saúde através do uso da tecnologia e da informação.

Uma das iniciativas mais relevantes nesse caminho foi a implantação de um processo digital de checagem beira leito no Pronto Atendimento Pediátrico, que já se estende a todo o hospital e permite a conferência do prontuário de cada paciente de forma unificada e digital. Ainda este ano, vamos extinguir totalmente o uso de papel na assistência, um dos critérios para obtenção da certificação HIMSS7.

Em paralelo, colaboradores e gestores dedicam-se para alcançar a Acreditação Internacional QMentum, que orienta e monitora os padrões de alta performance em qualidade e segurança em mais de 30 países. Os desafios estão sendo superados desde 2017, quando o HSI tornou-se novo integrante e, de lá pra cá, tem recebido visitas constantes para avaliação de desempenho, com exigentes critérios validados mundialmente.

Com tantos investimentos em gestão, tecnologia e aprimoramento, a Santa Casa da Bahia segue na certeza de que aliar tradição e pioneirismo é um dos nossos compromissos nestes 470 anos de nossa história e em todos os outros que ainda virão.

Roberto Sá Menezes é Provedor da Santa Casa da Bahia, fundador e presidente do GACC-BA (Grupo de Apoio à Criança com Câncer da Bahia) e presidente da Associação Brasileira de Hospitais Universitários de Ensino (Abrahue).

Matéria original: https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/tecnologia-a-favor-da-saude/