Uso de energia solar gera economia no Centro de Abastecimento Farmacêutico do Hospital Santa Izabel

Segunda, 12 Agosto 2019

O total economizado na usina fotovoltaica desse espaço chegou a 40% no mês de junho

O uso de energias renováveis é hoje um dos principais pilares quando se fala em sustentabilidade. Na Bahia, um exemplo da adoção desse tipo de prática é o hospital Santa Izabel, da Santa Casa da Bahia, que vem adotando uma série de ações relacionadas ao aproveitamento de energia solar.

Uma delas é a usina de placas fotovoltaicas responsáveis pela captação de energia solar e geração de energia elétrica no seu Centro de Abastecimento Farmacêutico, localizado no Barbalho. Instalada em maio desse ano, só no mês de junho, a iniciativa foi responsável por gerar um total de 5.643,79 kWh, atendendo 36% da demanda de consumo. Esse total representou uma economia de 40% na conta de energia da unidade.

Outra usina fotovoltaica é operada na Unidade Álvaro Lemos, tendo sido iniciada em junho desse ano e com previsão de uma economia de 20% na conta de energia da unidade. Além das usinas, o hospital Santa Izabel conta com projeto de placas solares para aquecimento de água nas enfermarias, ampliado e modernizado em março.

Confirmando seu compromisso sustentável, o hospital acabou também de fechar contrato para compra de energia renovável até 2028. Isso garante que toda a energia utilizada no hospital é proveniente das chamadas fontes limpas, ou seja, não-poluentes.