Dia Mundial do Coração: cardiologista aponta os principais cuidados com o órgão vital

Data é celebrada em 29 de setembro e alerta para os riscos e importância da prevenção

O Dia Mundial do Coração, 29 de setembro, marca a importância dos cuidados com este órgão vital. Por isso, o Hospital Santa Izabel promove este ano uma ação de conscientização no Shopping Barra, das 10h às 14h, com distribuição de balões em formato de coração e entrega de folder informativo.

De acordo com o Dr. Marcus Matos, cardiologista do HSI, as campanhas de conscientização são de extrema importância porque nem todas as doenças do coração apresentam sintomas. “Políticas públicas de saúde, combinadas com ações das sociedades médicas e dos meios de comunicação, tem o objetivo de estimular o diagnóstico precoce, o tratamento contínuo e o controle dos fatores de risco associados. por isso é importante também manter os exames em dia”, destaca o médico.

Durante a ação promovida, um mascote vestido de coração vai abraçar quem circula pelos corredores do shopping para incentivar a população a fazer o mesmo com a causa, compartilhando com os seus familiares e amigos as informações que ali aprenderam a respeito de um dos órgãos mais importantes do corpo humano.

Para a prevenção de doenças cardiovasculares, o Dr. Marcus Matos aponta os cuidados principais que devemos adotar para aumentar a expectativa de vida: “Mudanças no estilo de vida com ênfase na atividade física programada; controle de peso; adoção de hábitos alimentares saudáveis; remoção do tabagismo e do uso de drogas em geral; estratégias para modular o estresse”.

Dr. Marcus indica também a mais importante das prevenções: “Ir ao cardiologista e seguir as orientações médicas”. Apesar de simples, essa atitude ainda é muito negligenciada pelos baianos e precisa ser reforçada através de campanhas como essa, principalmente para aqueles que, explica o médico, se enquadram nesses casos: “Obesidade; Hipertensão Arterial Sistêmica; Dislipidemia; Diabetes Mellitus e Tabagismo são fatores de risco para doenças cardiovasculares”, completa.