Assistência Nutricional do HSI lembra da importância do Dia Mundial da Alimentação

Pacientes internados recebem atenção especial nas refeições oferecidas para contribuir com o tratamento

Em 16 de outubro, o mundo inteiro comemora o Dia da Alimentação. No Hospital Santa Izabel, o serviço de Assistência Nutricional é responsável por esse cuidado com o paciente.

De acordo com a coordenadora da Nutrição Clínica, Darci Malaquias, este serviço é fundamental porque "contribui efetivamente no tratamento do paciente internado. Com a assistência nutricional, os médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais podem ampliar as chances de cura e o desenvolvimento positivo no tratamento da patologia", afirma.

A admissão do paciente no serviço de nutrição é feita em etapas e estão entre elas a identificação dos hábitos alimentares do paciente, a categorização dos riscos nutricionais e a verificação do estado patológico dele. Com isso, de acordo com a nutricionista Iana Silva, "é possível traçar o perfil nutricional do paciente, adequar a alimentação dele de acordo com necessidade, identificar a melhor via de aceso para a alimentação e acompanhar a evolução nutricional", explica.

Para as colaboradoras, a maior dificuldade está em conhecer e adequar os hábitos nutricionais de cada paciente. Aí que surge a integração da equipe multiprofissional. Em cada área de atuação, os profissionais identificam as necessidades de cada interno e, juntamente com a nutrição clínica e a terapia nutricional, planejam toda a assistência nutricional necessária e efetiva para o paciente.

Atualmente, a Assistência Nutricional funciona com 23 nutricionistas na   equipe de Nutrição Clínica e outras sete na de Terapia Nutricional.

Dia Mundial da Alimentação

Instituído pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), o Dia Mundial da Alimentação é comemorada desde 1981. A data serve de alerta para o fato de milhões de pessoas não possuírem uma alimentação saudável, de qualidade ou de quantidade suficiente para suprir as necessidades do dia a dia.

No Brasil, o acesso à alimentação é assegurado pela Lei nº 11.346/2006, sendo obrigação do poder público adotar as políticas e ações para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população.

Neste dia, 150 países do mundo inteiro desenvolvem ações de reflexão sobre o quadro atual da alimentação mundial e, principalmente, sobre a fome no planeta. A comemoração acontece no mesmo dia da fundação da FAO, no ano de 1945.