08h00

Hospital Santa Izabel ganha prêmio nacional de sustentabilidade

Compartilhe
Tamanho do Texto
Hospital Santa Izabel ganha prêmio nacional de sustentabilidade

Cuidar do meio ambiente da mesma forma que se dedica à saúde dos seus pacientes é um dos compromissos do Hospital Santa Izabel, que vem criando programas de sustentabilidade e alcançando diversas metas na área. A iniciativa mais recente, um programa de gerenciamento e mapeamento do consumo de água, rendeu à instituição o Prêmio Amigo do Meio Ambiente de 2018, que será entregue neste (dia 5) em São Paulo.

Através do projeto, é possível controlar, reduzir e identificar possíveis vazamentos. Apenas em 2017, essas mudanças conseguiram reduzir o consumo em 32%, o que significou uma economia superior a R$ 700 mil. Já de acordo com os indicadores voltados ao consumo de água da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), houve uma redução de 56% por leito operacional e 68% para o indicador de consumo por saída hospitalar.

“A realização destas ações possibilitou uma melhor avaliação do consumo de água em cada unidade. Desta forma, pudemos ter um parâmetro que favoreceu a identificação dos vazamentos. Além disso, a substituição de equipamentos convencionais por equipamentos verdes também favoreceu a redução de consumo no Hospital”, destacou Kátia Belchior, engenheira de Meio Ambiente do hospital.

Reconhecimento – O Prêmio acontece durante o XI Seminário Hospitais Saudáveis, no Hospital Santa Catarina, na capital paulista. A Santa Casa da Bahia, na ocasião, exibirá um pôster sobre o case do programa de gestão de água vencedor do prêmio, além de participar de uma mesa redonda para falar sobre o uso de Energia Renovável.

O HSI receberá, ainda, duas placas de reconhecimento por sua participação na edição nacional no Desafio 2020, em que alcançou a meta em metade do tempo previsto e no Desafio Resíduos. O Prêmio Amigo do Meio Ambiente é promovido pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e avaliou 81 projetos de 11 estados, que abordavam variadas iniciativas para o SUS mais verde e sustentável. Destes, 15 instituições serão premiadas, incluindo o Hospital Santa Izabel.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital