08h00

Hospital Santa Izabel aprimora processos através da transformação digital

Compartilhe
Tamanho do Texto
Hospital Santa Izabel aprimora processos através da transformação digital

A Santa Casa da Bahia ampliou os investimentos para implementar novas soluções tecnológicas com capacidade de melhorar a qualidade e segurança da assistência ao paciente e transformar o Hospital Santa Izabel no primeiro hospital digital da Bahia. A expectativa é conquistar ainda este ano a certificação da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7, restrito a menos de sete hospitais brasileiros, considerada uma das mais importantes metodologias que auxiliam no processo de transformação digital de hospitais.

Para tanto, avanços vem sendo implantados de forma contínua no pioneiro hospital baiano. O mais recente deles é considerado um marco na transformação tecnológica do hospital e envolveu a implantação da checagem eletrônica de medicamentos à beira do leito com uso de Personal Digital Assistants (PDAs) e carros móveis com notebooks.

O processo amparado pelo uso de dispositivos e sistemas com capacidade de impedir erros e apoiar a decisão dos profissionais, desde a prescrição médica até a leitura da pulseira do paciente e do código de barras do medicamento, é considerado pelos especialistas parte fundamental de um processo que envolve maior segurança assistencial.

"Estamos sempre procurando investir em tecnologia da informação e capacitação profissional para qualificar e tornar ainda mais segura a assistência prestada ao paciente no Hospital Santa Izabel", afirma o provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes.

Os resultados positivos oriundos dessa iniciativa que já contempla todas as unidades assistenciais do Santa Izabel estão sendo destacados também pelos profissionais que prestam assistência direta aos pacientes. "Agora estamos fazendo de forma muita mais eficaz e ágil a tão almejada dupla checagem na administração do medicamento ao paciente", diz a enfermeira Rajaná Itaparica, coordenadora do PA Pediátrico do Hospital Santa Izabel.

O gerente de Tecnologia da Informação da Santa Casa, Carlos Nestor Passos, acrescenta que todo esse investimento tecnológico, voltado à eliminação do uso de papel no ambiente hospitalar, envolve a capacitação dos profissionais que atuam na assistência e é considerado vital para melhorar a experiência do paciente e garantir maior segurança nos processos.

Atualmente, o Hospital Santa Izabel possui a certificação nível 6, conquistada através de diversos investimentos e adequações tecnológicas."Vamos continuar nossos esforços para alcançarmos o nível máximo de excelência na qualidade e segurança do cuidado ao paciente, a partir de uma concepção ampla de que o conceito de hospital digital transcende o uso de tecnologia e envolve a satisfação de nossos clientes e profissionais", diz Passos.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital