08h00

Entre as mais disputadas da Bahia, Residência Médica do Hospital Santa Izabel forma nova turma de profissionais

Compartilhe
Tamanho do Texto
Entre as mais disputadas da Bahia, Residência Médica do Hospital Santa Izabel forma nova turma de profissionais

A Santa Casa da Bahia promoveu nesta quinta-feira, dia 21, a cerimônia de conclusão dos programas de Residência Médica de 44 alunos que fizeram especialização entre os anos de 2016 e 2019 no Hospital Santa Izabel. O evento foi realizado no Auditório Jorge Figueira, às 10 horas, e contou com a presença dos supervisores da Residência Médica, diretores do Santa Izabel e familiares dos formandos.

A residência médica é uma espécie de pós-graduação destinada a médicos sob a forma de curso de especialização. O sucesso do Programa de Residência do HSI segundo o diretor de Ensino e Pesquisa do Santa Izabel, Gilson Soares Feitosa, já soma algumas gerações de especialistas bem capacitados e é fruto também do comprometimento, preparo e experiência dos preceptores e supervisores dos programas, que no total abrangem 15 especialidades médicas.

Em função da qualificação do corpo de educadores e orientadores, somada à complexa e moderna estrutura hospitalar, as vagas de residência disponibilizadas pelo Santa Izabel estão entre as mais disputadas da Bahia. A tradição de excelência do Hospital Santa Izabel na formação de profissionais médicos também é ressaltada pelo provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes.

“Muito nos orgulha o trabalho dedicado que vem sendo executado pelos médicos supervisores e preceptores, projetando o Santa Izabel como um dos mais importantes centros de formação de profissionais em diversas especialidades da medicina”, afirmou.

Anestesiologia, cancerologia clínica, cardiologia, cardiologia pediátrica, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia geral, clínica médica, clínica da dor, medicina intensiva, neurologia, ortopedia e traumatologia, otorrinolaringologia, pneumonia e urologia são as especialidades que integram a Residência Médica do Hospital Santa Izabel.

Nova turma – No próximo dia 7 de março, o Hospital Santa Izabel iniciará mais uma turma de Residência, reconhecidamente a forma mais bem sucedida de uma pós-graduação médica senso lato. “É a tal da história dos 20 em 2, quando se consegue obter em dois anos de intensa labuta o que não seria facilmente alcançado em vinte anos trabalho isolado e sem orientação”, afirmou o médico Gilson Feitosa.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital