Hospital Santa Izabel comemora 45 anos do Serviço de Hemodinâmica

Hospital Santa Izabel comemora 45 anos do Serviço de Hemodinâmica

Setembro de 2019 é um marco histórico para o Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel. É que nesta data será comemorado os 45 anos de funcionamento ininterrupto da unidade, referência em procedimentos diagnósticos e terapêuticos na área de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, Eletrofisiologia, Neuro e Vascular.

Fundado em 1974, o Serviço de Hemodinâmica do HSI, que tem o nome de Heitor Ghissoni de Carvalho, homenagem da Instituição ao seu primeiro profissional e Diretor do Setor, foi o primeiro a funcionar na Bahia como serviço especializado.

O Santa Izabel faz parte de um seleto grupo de hospitais com três salas de hemodinâmica dispondo de todos os métodos de imagem para auxilio diagnóstico e nas intervenções. Com Programa de Residência chancelado pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, primeiro do Norte/Nordeste a conquistar essa concessão, o setor contabiliza mais de 107 mil procedimentos realizados.

"Poucas instituições de saúde no Brasil têm volume tão expressivo e qualificado de atendimento ao paciente com problemas cardiológicos quanto o Hospital Santa Izabel ", afirma o provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes.

Inovação - A trajetória do serviço, desde sua criação em 1974 até os dias atuais, é ressaltada por Dr. Heitor Ghissoni de Carvalho. “Quando criamos o Serviço de Hemodinâmica do HSI, em setembro de 74, as condições eram de recursos modestos. Iniciamos o trabalho e, desde o início, apostamos no nosso potencial inovador. Fomos ganhando corpo - não só a Hemodinâmica, como todo o setor de Cardiologia – e deixamos de realizar procedimentos puramente diagnósticos para também fazer o tratamento das doenças cardíacas”, afirmou.

O bom funcionamento do Serviço é destaque também pelo cardiologista Dr. José Carlos Brito, diretor do Serviço de Hemodinâmica do HSI. "As marcas que temos alcançado traduzem a grande capacidade de trabalho da nossa equipe e corpo de funcionários que dedicam todo seu empenho em prol do bem-estar do paciente".

Selo de Excelência – Em 2017, o Serviço do Santa Izabel conquistou a mais alta certificação de qualidade, conferida pela sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI), o Selo Diamante, sendo o primeiro da Bahia a receber tal distinção.

Em todo Brasil, apenas sete serviços de hemodinâmica alcançaram o Selo Diamante, conferido pela SBHCI em parceria com o IQG - Health Services Accreditation. Ele é considerado o nível máximo de qualidade. Essa conquista é reconhecida também pela Agência Nacional de Saúde Suplementar- ANS, que credenciou o Serviço a integrar a listagem das Instituições de Saúde da Excelência que participam do Fator Qualidade da ANS.

Recentemente, equipes de auditores visitaram o Hospital Santa Izabel e ratificaram a segurança e qualidade do atendimento prestado aos pacientes oriundos do SUS, particulares e de operadoras de saúde suplementar. Esses reconhecimentos garantiram a recertificação da unidade e atestaram o compromisso da equipe profissional com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente.