08h00

Tratamentos avançados são destaque em Simpósio no Congresso Baiano de Cardiologia

Especialistas e profissionais do Hospital Santa Izabel compartilharam casos clínicos, apresentaram procedimentos e promoveram discussão de novas opções terapêuticas

Compartilhe
Tamanho do Texto
Tratamentos avançados são destaque em Simpósio no Congresso Baiano de Cardiologia

No dia 2 de maio, aconteceu no Hotel Deville Prime, em Salvador, o 8ª Simpósio Satélite do Hospital Santa Izabel (HSI), da Santa Casa da Bahia. Com o tema “Fronteiras da Cardiologia”, o evento fez parte da programação do 31º Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia.

Na ocasião, especialistas e profissionais da equipe do hospital compartilharam métodos inovadores de correções cardíacas.“O Santa Izabel é referência na área de Cardiologia e o Simpósio, que já é tradição na área, representa uma oportunidade para discutir novas e avançadas opções terapêuticas, promover discussão de casos clínicos e atualização médica”, afirma o cardiologista do HSI Joberto Sena, que foi um dos palestrantes do evento.

Durante o Simpósio, foi apresentada, por exemplo, a técnica de oclusão do forame oval patente, pequeno orifício localizado entre os dois átrios no coração. O procedimento é realizado pelo Santa Izabel de forma pioneira e indicado para pessoas entre 18 e 60 anos, que tiveram AVCs (acidente vascular cerebral) sem causas aparentes ou determinadas (chamados de AVC criptogênicos), após adequada avaliação de neurologistas e cardiologistas.

Outros aspectos abordados foram os avanços terapêuticos em portadores de fibrilação atrial com alto risco de sangramento e contraindicação ao uso de anticoagulantes orais. Nesses casos, o hospital tem adotado desde agosto de 2018 a técnica chamada oclusão do apêndice atrial esquerdo. O procedimento oferece uma alternativa ao uso de anticoagulantes para reduzir AVC naquelas pessoas com alterações no ritmo normal de batimentos do coração (arritmias), do tipo fibrilação atrial.

No simpósio, foram discutidos ainda casos de pacientes com síndrome coronariana aguda, insuficiência cardíaca, miocardiopatias, que impedem o adequado bombeamento de sangue para o corpo. O Hospital Santa Izabel teve ainda um estande no evento, onde divulgou o atendimento eficaz que oferece à população na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital