Trabalho científico apresentado por fisioterapeuta é premiado no 31º Congresso de Cardiologia da Bahia

O Hospital Santa Izabel, da Santa Casa da Bahia, tem mais um motivo especial para comemorar. O trabalho científico intitulado: "Uso do cicloergômetro como instrumento de ganho funcional na reabilitação cardíaca fase I: há necessidade?" foi premiado em primeiro lugar como melhor tema livre oral do 31° Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia. Este estudo foi produzido e apresentado por Gleide Glícia Gama Lordello, fisioterapeuta intensivista assistencial do Hospital Santa Izabel.

A 31ª edição do Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia aconteceu entre os dias 1 a 4 de maio, no Hotel Deville Prime. Na ocasião, houve um número recorde de trabalhos inscritos. Foram 289 temas livres no total, 261 em Medicina, sendo 12 selecionados para apresentação oral. O trabalho apresentado por Gleide Glícia foi apontado como melhor tema livre oral pelos três avaliadores de forma independente entre si.

O estudo vencedor foi um ensaio clínico randomizado, realizado dentro do Hospital Santa Izabel, mais precisamente na UTI cardiovascular e enfermarias cardiológicas. Ele envolveu um número amostral de 228 pacientes e a comparação de duas técnicas fisioterapêuticas para mobilização precoce (protocolo convencional de cinesioterapia ativa X cicloergômetro), tendo como desfecho a mobilidade intrahospitalar, traduzida pelo número de passos.

"Não houve superioridade entre as técnicas, entretanto concluímos que o cicloergômetro pode configurar uma ferramenta alternativa para tornar a reabilitação menos monótona, mais atrativa e motivacional para os pacientes desta população", afirmou a fisioterapeuta, que atualmente faz mestrado em Medicina e Saúde Humana na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Ela agradeceu o reconhecimento da Santa Casa: "Instituição que faço parte desde 2001, quando ingressei como estagiária. Aqui há uma doação recíproca ao longo de todos esses anos", afirmou.

Durante a realização do 31º Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia, a equipe de cardiologistas do Hospital Santa Izabel promoveu um prestigiado simpósio satélite de decisões compartilhadas em cardiologia. Na ocasião, cardiologista clínicos, intervencionistas e cirurgiões cardiovasculares da instituição, referência nacional em cardiologia, discutiram e compartilharam opiniões de casos complexos em painel. Outro ponto positivo foi o estande interativo que o Hospital Santa Izabel montou no evento, onde divulgou o atendimento eficaz que oferece à população na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares.