08h00

Trabalho científico apresentado por fisioterapeuta é premiado no 31º Congresso de Cardiologia da Bahia

Compartilhe
Tamanho do Texto
Trabalho científico apresentado por fisioterapeuta é premiado no 31º Congresso de Cardiologia da Bahia

O Hospital Santa Izabel, da Santa Casa da Bahia, tem mais um motivo especial para comemorar. O trabalho científico intitulado: "Uso do cicloergômetro como instrumento de ganho funcional na reabilitação cardíaca fase I: há necessidade?" foi premiado em primeiro lugar como melhor tema livre oral do 31° Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia. Este estudo foi produzido e apresentado por Gleide Glícia Gama Lordello, fisioterapeuta intensivista assistencial do Hospital Santa Izabel.

A 31ª edição do Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia aconteceu entre os dias 1 a 4 de maio, no Hotel Deville Prime. Na ocasião, houve um número recorde de trabalhos inscritos. Foram 289 temas livres no total, 261 em Medicina, sendo 12 selecionados para apresentação oral. O trabalho apresentado por Gleide Glícia foi apontado como melhor tema livre oral pelos três avaliadores de forma independente entre si.

O estudo vencedor foi um ensaio clínico randomizado, realizado dentro do Hospital Santa Izabel, mais precisamente na UTI cardiovascular e enfermarias cardiológicas. Ele envolveu um número amostral de 228 pacientes e a comparação de duas técnicas fisioterapêuticas para mobilização precoce (protocolo convencional de cinesioterapia ativa X cicloergômetro), tendo como desfecho a mobilidade intrahospitalar, traduzida pelo número de passos. 

"Não houve superioridade entre as técnicas, entretanto concluímos que o cicloergômetro pode configurar uma ferramenta alternativa para tornar a reabilitação menos monótona, mais atrativa e motivacional para os pacientes desta população", afirmou a fisioterapeuta, que atualmente faz mestrado em Medicina e Saúde Humana na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Ela agradeceu o reconhecimento da Santa Casa: "Instituição que faço parte desde 2001, quando ingressei como estagiária. Aqui há uma doação recíproca ao longo de todos esses anos", afirmou.

Durante a realização do 31º Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia, a equipe de cardiologistas do Hospital Santa Izabel promoveu um prestigiado simpósio satélite de decisões compartilhadas em cardiologia. Na ocasião, cardiologista clínicos, intervencionistas e cirurgiões cardiovasculares da instituição, referência nacional em cardiologia, discutiram e compartilharam opiniões de casos complexos em painel. Outro ponto positivo foi o estande interativo que o Hospital Santa Izabel montou no evento, onde divulgou o atendimento eficaz que oferece à população na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital