08h00

Congresso premia trabalho sobre exame de alta precisão no tratamento do câncer de próstata

Tratamento é feito de forma pioneira pelo Hospital Santa Izabel na Bahia

Compartilhe
Tamanho do Texto
Congresso premia trabalho sobre exame de alta precisão no tratamento do câncer de próstata

O Hospital Santa Izabel acaba de ser reconhecido pela sua experiência pioneira com o exame PET-PSMA, que utiliza o traçador PSMA marcado com Galio-68, um radiofármaco produzido dentro do próprio hospital para exames de imagem de alta precisão no Setor de Medicina Nuclear. Os dados com essa experiência foram contemplados como Prêmio de Melhor Trabalho Científico em Câncer de Próstata, apresentado na ultima edição do Congresso de Urologia Norte-Nordeste.

O reconhecimento deve-se ao fato de o exame aumentar as chances de identificação/ diagnóstico do câncer de próstata recidivado que, de acordo com dados do INCA, é o tipo mais comum entre homens no Brasil, sem considerar o câncer de pele não-melanoma. O PET-PSMA passou a ser oferecido no Santa Izabel em novembro do ano passado, sendo o primeiro hospital da Bahia a realizar o procedimento.

"Desde o primeiro paciente, se constatou que o poder de diagnóstico desse exame é altíssimo, como já apontava a literatura internacional. A gente conseguiu mudar a condução dos casos, além de descobrir doenças que ninguém havia descoberto", diz a médica Adelina Sanches, da equipe do Hospital.

O procedimento identifica 50% mais lesões do que os exames tradicionais no cenário de recidiva de doença - quando o paciente apresenta sinais de retorno de doença após ter sido tratado. "Esse poder de precisão diagnóstica permite identificar se o retorno se deu no local onde residia a próstata, alocado em linfonodos ou como metástases à distância", afirma Adelina, especialista em medicina nuclear. Ela acrescenta ainda que essa definição precisa permite um tratamento com potencial de resposta adequada e menos efeitos colaterais.

Nesse mesmo congresso que teve o seu trabalho premiado, a médica Adelina Sanches proferiu uma aula abordando outro cenário de bastante destaque, que ocorre na avaliação de pacientes com diagnóstico recente de câncer de próstata de alto risco. Nesse casos, o PET-PSMA pode detectar a doença mais avançada do que os exames convencionais, permitindo um tratamento mais agressivo nos casos mais graves.

Mais avanços – O Santa Izabel também ganhou destaque em outro evento da área. Foi no Simpósio Internacional de Urologia, ocorrido em São Paulo, onde apresentou os resultados do tratamento do câncer de próstata em estágio avançado, com a utilização de uma substância chamada cloreto de rádio-223. A experiência do hospital conseguiu demonstrar que o tratamento com essa substância melhorou o quadro de dor dos pacientes, proporcionando uma maior qualidade de vida. "O uso deste medicamento como agregador de tempo de vida com qualidade em pacientes de câncer de próstata foi comprovado em estudo científico publicado em revista de renome internacional", acrescentou a especialista.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital