08h00

Hospital Santa Izabel integra projeto que coloca saúde baseada em valor no centro das discussões

Compartilhe
Tamanho do Texto
Hospital Santa Izabel integra projeto que coloca saúde baseada em valor no centro das discussões

Ao implementar uma série de medidas de análise de performance e mensuração ampliada de resultados clínicos, o Hospital Santa Izabel vem registrando avanços em áreas estratégicas da assistência. Esse processo ganhou novo impulso agora com a participação da instituição no Programa de Desfechos Clínicos, uma iniciativa conjunta da Anahp (Associação Nacional dos Hospitais Privados) com a ICHOM (Internacional Consortium for Health Outcomes Measurement). Treze hospitais brasileiros participam desse projeto, que monitora conjunto de padrões em Insuficiência Cardíaca e Acidente Vascular Cerebral. O objetivo é promover o cuidado de saúde baseada em valor.

A gestão baseada em valor vem se firmando como tendência global e é apontada por especialistas como importante base de sustentabilidade para as instituições hospitalares. O modelo preconiza que o valor é resultado da equação que divide o resultado para o paciente (envolvendo experiência do cuidado e qualidade do serviço) dividido pelo custo envolvido no tratamento para fornecer o desfecho.

A experiência positiva do Hospital Santa Izabel com o programa internacional foi mencionada pela ANAHP, durante a realização da ICHOM Conference 2019, que aconteceu no inicio deste mês em Roterdã, na Holanda. Na avaliação do superintendente de Saúde da Santa Casa da Bahia, Robério Almeida, integrar esse programa vai ao encontro da missão do Santa Izabel: oferecer assistência médico-hospitalar com excelência. "É uma iniciativa que também corrobora com a cultura de inovação e qualidade, que já faz parte do dia a dia da instituição", afirmou.

A lógica do Programa, acrescenta SoraiaAccioly, gerente de Qualidade do Hospital Santa Izabel,é que as instituições de saúde participantes entrem em benchmarking competitivo para ver quem entrega o melhor desfecho para o paciente/usuário, pelo menor custo. "Essa iniciativa traz também uma possibilidade de melhor diálogo com outros players do setor saúde, como por exemplo fontes pagadoras de saúde", afirmou a especialista de Qualidade.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital