08h00

Hospital Santa Izabel tem Comissão de Controle Glicêmico pioneira no Norte/Nordeste.

Compartilhe
Tamanho do Texto
Hospital Santa Izabel tem Comissão de Controle Glicêmico pioneira no Norte/Nordeste.

A Bahia é o primeiro estado do Norte/Nordeste a contar com uma Comissão de Controle Glicêmico Hospitalar (CCGH). A novidade, implantada pela Santa Casa da Bahia no Hospital Santa Izabel (HSI), é uma boa notícia para os portadores de doenças crônicas que causam aumento do açúcar no sangue(hiperglicemia), como o diabetes. Isso significa que os pacientes hospitalizados terão maior controle das taxas de glicemia, diminuindo o tempo de internação e oferecendo mais qualidade de vida.

Até o momento, a CCGH foi implantada em 5 unidades adultas: UTIs neuroclínica, cirúrgica, cardiovascular, clínica e unidade coronariana. “As ações da Comissão, que conta com uma equipe multidisciplinar, incluem a instituição de protocolos de controle glicêmico, materiais educativos para pacientes e acompanhantes, treinamento especializado de funcionários, criação de ordens médicas como a prescrição eletrônica de insulinas e mudanças na padronização do cardápio para pacientes com hiperglicemia hospitalar”, relata a endocrinologista Dra. Alina Feitosa, supervisora da Comissão.

Um dos destaques da iniciativa é a criação da CCGH Virtual, recurso que funciona como uma tele-interconsulta. Com a ferramenta, é possível obter uma segunda opinião médica e sugestão de prescrição em pacientes internados que tenham sido identificamos com risco para eventos relacionados à hiperglicemia ou que apresentem descontrole glicêmico.

A prescrição de insulinas, o principal tratamento para as hiperglicemias, é feita por uma ferramenta eletrônica que garante o seguimento das diretrizes internacionais e todos os itens de segurança para pacientes.

A endocrinologista relata também que a CCGH é tão essencial em um hospital quanto uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), algo indispensável em qualquer unidade de saúde. Somente após 12 meses de implantação da CCGH em todo o Santa Izabel será possível averiguar o resultado da iniciativa. O investimento é inspirado em instituições renomadas como o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e faz parte do processo de desospitalização em que o HSI tem investido, com o objetivo de diminuir o número e o tempo das internações.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital