08h00

Pacientes avaliam atendimento e serviços do Hospital Santa Izabel por meio de QR Codes.

Totens espalhados pelas unidades do Hospital Santa Izabel permitem fazer a avaliação

Compartilhe
Tamanho do Texto
Pacientes avaliam atendimento e serviços do Hospital Santa Izabel por meio de QR Codes.

Pioneiro em práticas de experiência do paciente no estado, o Hospital Santa Izabel, administrado pela Santa Casa da Bahia, dá mais um passo em direção à valorização da relação com os usuários de seus serviços de saúde. Um exemplo disso é que agora os pacientes podem avaliar o atendimento recebido bem como a qualidade dos serviços prestados através de QR codes espalhados pelas unidades.

A avaliação será realizada através da plataforma Ouvimos Você, desenvolvida por estudantes de Engenharia Mecatrônica da UNIFACS. A dinâmica é a seguinte: os pacientes apontam a câmera do smartphone para o QR code e acessam um link que redireciona para um questionário onde podem registrar sua opinião de forma simples, rápida e prática. “A Ouvimos Você torna essa conexão entre o paciente e o hospital mais direta”, conta Brunno Araújo, um dos idealizadores da plataforma.

Os QR codes somam-se a outras estratégias de ouvir os usuários que foram implementadas pelo hospital, como os totens com tablets espalhados pelas unidades, onde eles podem responder ao questionário de avaliação, e também a circulação interna de jovens aprendizes com tablets em mãos incentivando os pacientes para responderem a pesquisa. Dessa forma, o objetivo é abarcar o maior número possível de pessoas.

“Por meio de iniciativas como essas, podemos saber como anda a percepção dos usuários em relação ao nosso atendimento, serviços, corpo médico, ambiente, estrutura, entre outros itens, com o intuito de realizar melhorias para promover uma experiência cada vez mais satisfatória”, afirma Camila Lima, gerente de Contratos e Serviços da Santa Casa da Bahia. “Além disso, é possível avaliar resultados, obtendo indicadores do nosso trabalho a partir dos dados gerados pela plataforma, e contribuir para a redução da impressão de papel”, completa.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Acreditação com Excelência ONA 3
Acreditação com Excelência ONA 3

O Santa Izabel tem Acreditação com Excelência referente a três níveis: Segurança do Paciente, Gerenciamento de Risco e Rotina, e os indicadores de Qualidade e de Desempenho. A Acreditação é emitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e é o nível máximo obtido a nível nacional. A assistência ambulatorial e hospitalar contempla os pacientes particulares e conveniados às principais operadoras e planos de saúde, além dos usuários encaminhados para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

HIMSS EMRAM 7
HIMSS EMRAM 7

O Hospital Santa Izabel conquistou, em 2019, a certificação da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7 e se tornou o oitavo hospital brasileiro a ser reconhecido pela metodologia considerada uma das mais importantes a auxiliar a transformação digital de unidades de saúde. Para tal, a Santa Casa da Bahia ampliou os investimentos para implementar novas soluções tecnológicas com capacidade de melhorar a qualidade e segurança da assistência ao paciente e transformar o Santa Izabel no primeiro hospital digital do Estado.

2019 - 2020. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital