08h00

Uso de energia solar gera economia no Centro de Abastecimento Farmacêutico do Hospital Santa Izabel

O total economizado na usina fotovoltaica desse espaço chegou a 40% no mês de junho

Compartilhe
Tamanho do Texto
Uso de energia solar gera economia no Centro de Abastecimento Farmacêutico do Hospital Santa Izabel

O uso de energias renováveis é hoje um dos principais pilares quando se fala em sustentabilidade. Na Bahia, um exemplo da adoção desse tipo de prática é o hospital Santa Izabel, da Santa Casa da Bahia, que vem adotando uma série de ações relacionadas ao aproveitamento de energia solar.

Uma delas é a usina de placas fotovoltaicas responsáveis pela captação de energia solar e geração de energia elétrica no seu Centro de Abastecimento Farmacêutico, localizado no Barbalho. Instalada em maio desse ano, só no mês de junho, a iniciativa foi responsável por gerar um total de 5.643,79 kWh, atendendo 36% da demanda de consumo. Esse total representou uma economia de 40% na conta de energia da unidade.

Outra usina fotovoltaica é operada na Unidade Álvaro Lemos, tendo sido iniciada em junho desse ano e com previsão de uma economia de 20% na conta de energia da unidade. Além das usinas, o hospital Santa Izabel conta com projeto de placas solares para aquecimento de água nas enfermarias, ampliado e modernizado em março.

Confirmando seu compromisso sustentável, o hospital acabou também de fechar contrato para compra de energia renovável até 2028. Isso garante que toda a energia utilizada no hospital é proveniente das chamadas fontes limpas, ou seja, não-poluentes.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital