08h00

Busca pela excelência operacional ganha mais impulso com estímulo à apresentação de novos projetos

Compartilhe
Tamanho do Texto
Busca pela excelência operacional ganha mais impulso com estímulo à apresentação de novos projetos

A cultura de melhoria contínua e gestão por processos no Hospital Santa Izabel registrou novos avanços com a realização e conclusão da 1ª Onda de Projetos, uma iniciativa que muito contribui para disseminar a eficiência e estimular a excelência operacional. Recentemente, dois encontros registraram e marcaram o desfecho e a importância dos projetos, que foram apresentados entre dezembro de 2018 e julho de 2019 para trazer mais satisfação para os clientes, reduzir desperdícios, aumentar receita e produtividade e reduzir custos.

O primeiro encontro aconteceu no dia 27 de agosto no auditório Jorge Figueira e o segundo no dia 30, no Salão Nobre, quando também participaram o provedor Roberto Sá Menezes, os superintendentes Robério Almeida e Manoelito Souza e lideranças da instituição. Na ocasião houve um almoço especial, sorteio e pré-anúncio da realização da 2ª Onda de Projetos.

Para reconhecer o esforço das equipes que se disponibilizaram a transformar oportunidades em ganhos, o evento marcou ainda a entrega da premiação para os dois melhores projetos, escolhidos a partir de oito critérios, julgados por comissão composta de sete integrantes.

O projeto "Redução do Tempo de Reocupação do Leito", liderado por Carine Orleans, conquistou o 1º lugar, e o projeto "Otimização do Tempo de Liberação do Leito para o NGL após a Alta Hospitalar", liderado por Silvia Orleans, obteve a segunda colocação.

O provedor Roberto Sá Menezes ressaltou a importância dessa iniciativa, congratulou todos os participantes e destacou o crescimento da metodologia Lean Six Sigma no Hospital Santa Izabel (atualmente são mais de 30 projetos seguindo essa abordagem).

"É uma satisfação já divulgarmos as inscrições para a 2ª Onda de Projetos HSI 2019/2020. Todos estão convidados a apresentar ideias que possam trazer maior satisfação para os clientes, redução de desperdícios, aumento de receita, aumento de produtividade ou redução de custos", acrescentou o gerente de Estudos e Projetos da Santa Casa, Luciano Lima.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital