08h10

Hospital Santa Izabel completa quatro anos de cuidados paliativos

Compartilhe
Tamanho do Texto
Hospital Santa Izabel completa quatro anos de cuidados paliativos

A primeira coisa que você precisa entender sobre cuidado paliativo é que ele não é exclusivo para pacientes terminais. O foco dessa assistência é promover qualidade de vida ao paciente quando ele possui alguma doença ameaçadora de vida. Em Salvador, a primeira enfermaria voltada a serviços de cuidados paliativos completa agora quatro anos de atuação. Situada no Hospital Santa Izabel (HSI), da Santa Casa da Bahia, permanece ainda como a única unidade hospitalar na capital baiana a ter uma ala exclusiva para esse tipo de cuidado, um marco que representa um avanço na assistência ao paciente e promoção do bem-estar.

“O foco do cuidado paliativo é o aprimoramento da qualidade de vida, com atenção aos aspectos do indivíduo do ponto de vista físico, psíquico, social, emocional e espiritual. Por conta desse olhar ampliado ele precisa ser feito necessariamente por uma equipe multidisciplinar. No Santa Izabel, contamos com médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistente social e demais profissionais que possam agregar”, relata a dra. Manuele Alencar, hospitalista do serviço de Cuidados Paliativos do Hospital Santa Izabel.

O serviço de Cuidados Paliativos oferecido pelo HSI é considerado referência no Brasil, e a instituição esteve entre as três de todo o país convidadas pelo Ministério da Saúde para participar da discussão de políticas públicas em cuidados paliativos. O modelo aplicado para realização do Café Paliativo Integrativo, encontro informativo que reúne os serviços de cuidado paliativo existentes em Salvador, também serviu de inspiração para outras cidades. A cada mês, uma instituição de saúde organiza o evento.

Cuidado paliativo na rotina
E se engana quem pensa que só o paciente internado requer atenção do serviço de Cuidados Paliativos. O atendimento também abrange aqueles que vão ao hospital para realização de consulta e tratamento. Ao entrar na assistência oferecida no cuidado paliativo, o primeiro passo é o controle dos sintomas, que vão muito além dos físicos e podem incluir questões sociais e emocionais.

Um paciente que está internado há muito tempo, por exemplo, pode ser liberado para passar uma semana em casa e depois retornar ao hospital. “Já tivemos pacientes que passaram por essa espécie de alta recreativa e quando retornou, não relatou mais dores, dispensando até a medicação e depois chegando a alta definitiva”, relata a dra. Manuele. O HSI também viabilizou que um paciente fosse liberado para casar, outro pôde realizar o desejo de ir à praia, fãs do Vitória e do Bahia receberam liberação para ir torcer pelo time no estádio e até uma ida coletiva ao Farol da Barra para apreciar o pôr do sol aconteceu.

Dentro do HSI também são promovidas ações, como apresentações musicais na enfermaria, momentos de descontração na própria praça do hospital e casos como do paciente que só deixou de relatar dor depois que conseguiu realizar um rito de sua religião. “É bem comum essa necessidade dos pacientes de resolverem assuntos pendentes. Por isso precisamos ter esse olhar do que está motivando o sofrimento, muitas vezes está bem além do físico”, explica a médica.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital