1º Simpósio de Avanços em Oncologia Torácica e Cirurgia Robótica do Hospital Santa Izabel

Inscrições: Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT)

Taxa de Inscrição: Graduandos e Residentes R$ 50,00 | Médicos R$ 100,00

Informações: secretaria.andrea@sbct.org.br

Telefone: 11 3253-0202 / 11 3179-0040 / 11 3266-4109

01 DE NOVEMBRO (SEXTA-FEIRA)

Local: Hospital Santa Izabel - Auditório Jorge Figueira

Horário: 13h30 às 17h

Master Class em Cirurgia Robótica
Cirurgia ao Vivo – Transmitida para o Auditório Jorge Figueira | Cirurgião: Dr. Daniel Bonomi | Apresentação – Vídeos Cirúrgicos Diversos

02 DE NOVEMBRO (SÁBADO)

Local: Wish Hotel da Bahia

Horário: 7h30 às 18h

Convidado Internacional: Dr. Ernesto Moya - Médico Intervencionista (Chile)

07h50 às 08h00 | Abertura - Dr. Gustavo Fortunato e Dr. Sérgio Tadeu
08h00 às 10h00 | Mesa redonda: Câncer de Pulmão e Avaliação Inicial
                               Presidente: Dr. Rodrigo Maia (Cirurgião Torácico – Salvador)
                               Debatedores: Dr. Jamocyr Marinho (Pneumologista – Salvador) / Dr. César Machado (Pneumologista – Salvador)
08h00 às 08h15 | Apresentação de Caso Clínico
                               Apresentador: Dr. Ricardo Terra (Cirurgião Torácico - São Paulo)
08h15 às 08h30 | Discussão do Caso
08h30 às 08h45 | Tema: Doenças Inflamatórias com suas Diversas Facetas Radiológicas Mimetizadoras de Neoplasia
                               Apresentador: Dr. César Araújo (Radiologista – Salvador)
08h45 às 09h00 | Tema: Acurácia do PET para Câncer de Pulmão na Realidade Brasileira
                               Apresentadora: Dr. Adelina Sanches (Medicina Nuclear – Salvador)
09h00 às 09h15 | Tema: Avaliação Pré-Operatória - O Papel da Ergoespirometria além do Vo2
                               Apresentadora: Dra. Ana Paula Barreto (Pneumologista – Salvador)
09h15 às 09h30 | Tema: Como Preparar o Paciente para Cirurgia. O Papel da Pneumologia.
                               Apresentador: Dr. Marcel Albuquerque (Pneumologista – Salvador)
09h30 às 09h45 | Tema: Apresentação do Caso Robótico em Projeção 3D
09h45 às 10h00 | Discussão
10h00 às 10h30 | Intervalo
10h30 às 12h00 | Mesa Redonda: Terapias-Alvo e Imunoterapia no Câncer de Pulmão
                               Presidente: Dr. Marcelo Pato (Oncologista – Salvador)
                               Debatedores: Dr. Dálvaro Castro Jr. (Oncologista – Salvador)/Dra. Fernanda Asfora (Oncologista – Salvador)
10h30 às 10h45 | Apresentação de Caso Clínico
                               Apresentador: Dr. Alessandro Mariani (Cirurgião Torácico - São Paulo)
10h30 às 10h45 | Discussão
10h45 às 11h00 | Tema: Entendendo a Biologia Molecular do Câncer de Pulmão. Quando ela Faz Diferença no Tratamento?
                               Apresentadora: Dra. Samira Mascarenhas (Oncologista – Salvador)
11h00 às 11h15 | Tema: Imunoterapia - Da Teoria à Neoadjuvância
                               Apresentador: Dr. Aknar Calabrich (Oncologista – Salvador)
11h15 às 11h30 | Tema: Toxicidade Pulmonar nos Tempos da Imunoterapia – Atualização