08h30

Hospital Santa Izabel realiza primeira cirurgia robótica em paciente pediátrico na Bahia

Compartilhe
Tamanho do Texto
Hospital Santa Izabel realiza primeira cirurgia robótica em paciente pediátrico na Bahia

O Programa de Cirurgia Robótica do Hospital Santa Izabel registrou mais um importante avanço no último dia 6, com a realização da primeira cirurgia robótica em um paciente pediátrico na Bahia. A intervenção cirúrgica, realizada pelo médico cirurgião Nilo Jorge Leão, beneficiou uma menina de 4 anos com a retirada de um tumor da glândula supra renal de 6 centímetros no maior diâmetro. No total, o procedimento durou 2 horas e vinte minutos. A paciente passa bem e teve alta no dia seguinte.

Após avaliar positivamente o resultado da cirurgia, realizada com o auxílio dos cirurgiões Leonardo Calazans e Nilo Cesar Leão, além da equipe composta por anestesistas, instrumentadora certificada, enfermeiros e auxiliares, Nilo Jorge Leão explicou que classicamente essa cirurgia seria feita por via aberta, convencional e abriria o tórax e o abdômen da paciente. "Seria um pós-operatório muito doloroso e com elevado risco de sangramento", explicou o médico.

Ele afirmou ainda que o auxílio do robô foi fundamental para permitir acessar com segurança e precisão o tumor localizado em uma área muito próximo à veia cava - a principal do corpo humano -, ao músculo diafragma e ao fígado e rim direito. "Até onde temos conhecimento foi a cirurgia robótica realizada em paciente mais leve (16kg) no Norte e Nordeste", completou o cirurgião.

Ele ressaltou o Programa de Cirurgia Robótica do Hospital Santa Izabel e agradeceu o apoio do Hospital A.C. Camargo, de São Paulo, especializado em oncologia, que contribuiu com a disponibilização de um equipamento específico para o sucesso da cirurgia.    

O Santa Izabel foi o primeiro hospital baiano a realizar cirurgia com o uso do robô Da Vinci, equipamento avançado que permite realizar procedimentos menos invasivos e com mais precisão. “Este investimento tem possibilitado mais soluções em saúde por meio de um equipamento tecnológico moderno, que evidencia o pioneirismo da Santa Casa quando se trata de novos e eficazes tratamentos e procedimentos cirúrgicos”, afirma Roberto Sá Menezes, provedor da Santa Casa da Bahia.

Ideal para cirurgias que envolvam alto detalhamento anatômico ou realizadas em pequenos espaços e cavidades, o Da Vinci já foi utilizado no Santa Izabel em intervenções urológicas, torácicas, oncológicas, proctológicas e ginecológicas.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital