11h10

Técnica robótica: da Bahia para a Argentina

Coloproctologista-cirurgião do Hospital Santa Izabel participa de evento em Rosário, na Argentina

Compartilhe
Tamanho do Texto

O coloproctologista-cirurgião do Hospital Santa Izabel, Dr. Ramon Mendes, um dos diretores do Instituto Baiano de Cirurgia Robótica (IBCR), representou bem a Bahia na 3ª Jornada de Coloproctologia e 2ª Sessão Oncológica de Câncer Colorretal realizadas em Rosário, na Argentina, nos dias 5 e 6 de dezembro.

No evento, o médico apresentou duas abordagens inovadoras para o tratamento de câncer de reto, através de duas cirurgias transmitidas ao vivo diretamente para o auditório onde se reuniam os participantes do evento científico. Nas apresentações teóricas sobre os procedimentos, o especialista demonstrou as vantagens da técnica robótica. Nesta modalidade cirúrgica, o cirurgião opera através de um console, espécie de joystick, com uma série de recursos que incluem a visualização em três dimensões e a ampliação da imagem do campo cirúrgico em alta definição, o que permite a visualização de microestruturas e a filtragem de tremores das mãos, fundamental para procedimentos de longa duração. 

O IBCR foi lançado em Salvador em junho deste ano com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a cirurgia robótica, a fim de difundir a tecnologia e torná-la acessível ao maior número possível de pacientes. Para isso, o instituto oferece proctorias voltadas para a qualificação, orientação e suporte de médicos interessados em operar com o auxílio do robô Da Vinci, tecnologia que representa a forma mais moderna de abordagem cirúrgica minimamente invasiva.

Assessoria de Imprensa: Cinthya Brandão 71 99964-5552

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital