03h31

Hospital Santa Izabel comemora 150ª cirurgia urológica com uso de robô

Compartilhe
Tamanho do Texto

Mais eficaz e menos invasiva, a tecnologia da cirurgia robótica comemora o sucesso na Bahia. Em menos de um ano de chegada no Hospital Santa Izabel, o robô Da Vinci alcançou a marca de 150 cirurgias urológicas feitas por meio do equipamento. Os procedimentos realizados com o uso do robô tiveram início em março de 2019, e marcou a chegada das cirurgias robóticas no estado.

Com eficácia comprovada no tratamento de câncer de próstata, o Da Vinci oferece mais conforto e agilidade para o paciente e também para o médico, que controla os quatro braços do robô através de uma cabine dentro da sala de cirurgia. Através desta cabine, o cirurgião consegue visualizar imagens em 3D captadas por uma câmera de alta precisão, que proporciona mais nitidez e profundidade do local, realizando a cirurgia sem tocar no paciente.

“Em todo o mundo, a cirurgia robótica mais realizada é a que é feita para o tratamento do câncer de próstata. O robô permitiu realizar uma cirurgia que é muito difícil, exatamente pela sua localização, dificuldade de acesso e de visibilidade”, explica o urologista Dr. Eduardo Café, pioneiro na cirurgia robótica na Bahia e chefe do Departamento de Cirurgia do Santa Izabel, onde é responsável por realizar mais de duas mil cirurgias de câncer de próstata, incluindo grande parte das cirurgias robóticas urológicas,  especialmente para tratamento do câncer de próstata - com maior preservação das funções sexual e urinária.

Além da urologia, o robô também pode ser utilizado em outros procedimentos, como cirurgias cardíacas, oncológicas, ginecológicas, torácica e outras cirurgias complexas que exigem alto detalhamento anatômico ou sejam realizadas em pequenos espaços e cavidades.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Acreditação com Excelência ONA 3
Acreditação com Excelência ONA 3

O Santa Izabel tem Acreditação com Excelência referente a três níveis: Segurança do Paciente, Gerenciamento de Risco e Rotina, e os indicadores de Qualidade e de Desempenho. A Acreditação é emitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e é o nível máximo obtido a nível nacional. A assistência ambulatorial e hospitalar contempla os pacientes particulares e conveniados às principais operadoras e planos de saúde, além dos usuários encaminhados para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

HIMSS EMRAM 7
HIMSS EMRAM 7

O Hospital Santa Izabel conquistou, em 2019, a certificação da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7 e se tornou o oitavo hospital brasileiro a ser reconhecido pela metodologia considerada uma das mais importantes a auxiliar a transformação digital de unidades de saúde. Para tal, a Santa Casa da Bahia ampliou os investimentos para implementar novas soluções tecnológicas com capacidade de melhorar a qualidade e segurança da assistência ao paciente e transformar o Santa Izabel no primeiro hospital digital do Estado.

2019 - 2020. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital