17h00

Hospital Santa Izabel realiza cirurgia robótica pioneira para tratamento da apneia do sono

Compartilhe
Tamanho do Texto
Hospital Santa Izabel realiza cirurgia robótica pioneira para tratamento da apneia do sono

O Programa de Cirurgia Robótica do Hospital Santa Izabel registrou mais um expressivo avanço neste final de semana com a realização das duas primeiras cirurgias robóticas trans orais em pacientes com síndrome da apneia do sono na Bahia. Os procedimentos foram feitos com sucesso pelos cirurgiões Dr. Adriano Santana Fonseca, do Hospital Santa Izabel, e Dr Erick Thuler (SP). Na ocasião, eles contaram com o auxílio do Dr. Fabio Rabelo (SP) e do Dr. Anderson Castelo Branco (HSI). "A cirurgia robótica trans oral chegou para se tornar importante arma no controle da síndrome da apneia do sono e nos tumores benignos e malignos da orofaringe, hipofaringe, base de língua e laringe ", afirma o Dr Adriano Fonseca, destacando ainda que o robô Da Vinci acessa, com segurança, áreas antes inacessíveis diretamente. "Tanto os portadores de apneia do sono quanto pacientes oncológicos terão um impacto muito positivo em sua qualidade de vida através da cirurgia robótica", acrescentou o cirurgião.  

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Acreditação com Excelência ONA 3
Acreditação com Excelência ONA 3

O Santa Izabel tem Acreditação com Excelência referente a três níveis: Segurança do Paciente, Gerenciamento de Risco e Rotina, e os indicadores de Qualidade e de Desempenho. A Acreditação é emitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e é o nível máximo obtido a nível nacional. A assistência ambulatorial e hospitalar contempla os pacientes particulares e conveniados às principais operadoras e planos de saúde, além dos usuários encaminhados para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

HIMSS EMRAM 7
HIMSS EMRAM 7

O Hospital Santa Izabel conquistou, em 2019, a certificação da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7 e se tornou o oitavo hospital brasileiro a ser reconhecido pela metodologia considerada uma das mais importantes a auxiliar a transformação digital de unidades de saúde. Para tal, a Santa Casa da Bahia ampliou os investimentos para implementar novas soluções tecnológicas com capacidade de melhorar a qualidade e segurança da assistência ao paciente e transformar o Santa Izabel no primeiro hospital digital do Estado.

2019 - 2020. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital