11h00

Medicamentos e Tratamentos x COVID-19

Anti-inflamatórios I Anti-hipertensivos I Corticoides I Cloroquina/Hidroxicloroquina

Compartilhe
Tamanho do Texto

As informações veiculadas na mídia, nos últimos dias, geraram dúvidas na população quanto ao uso de Anti-hipertensivos, Corticóides e Anti-inflamatórios, em específico o Ibuprofeno, para uso em pacientes com suspeita/confirmação do COVID-19.

Em 15 e 18 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que atualmente não existe evidência que permita afirmar o agravamento da infecção por Coronavírus a partir do uso de Ibuprofeno e outros AINEs (anti-inflamatórios não esteroidais). A OMS não tem recomendação contrária ao uso do Ibuprofeno, porém esse grupo de medicamentos deve ter o uso restrito à menor dose e as menor tempo possível.

Com relação aos anti-hipertensivos e corticóides de uso crônico, é recomendada a não suspensão do tratamento, sem a recomendação médica.

Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. A indicação é repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos).

Assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento. 
 
Lembre-se: a AUTOMEDICAÇÃO É UM RISCO À SUA SAÚDE, consulte o Médico ou o Farmacêutico
 
Serviço de Farmácia Clínica do Hospital Santa Izabel
 

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital