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Medidas institucionais adotadas para enfrentamento e minimização dos riscos diante da pandemia pelo novo Coronavírus (COVID-19)

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Medidas institucionais adotadas para enfrentamento e minimização dos riscos diante da pandemia pelo novo Coronavírus (COVID-19)

1. COMITÊ DE ENFRENTAMENTO AO NOVO CORONAVÍRUS

Criação de comitê composto por representantes da Alta Gestão e de todos os Serviços de Atendimento e Suporte do Hospital Santa Izabel, que objetiva o alinhamento das ações para combate à COVID-19.

2. VISITANTES E ACOMPANHANTES

Como medida para conter a propagação da doença, garantindo o cuidado e a segurança dos nossos pacientes, colaboradores e familiares, o Hospital Santa Izabel suspendeu, por tempo indeterminado, as visitas aos pacientes internados e ajustou a rotina dos acompanhantes das Unidades de Terapia Intensiva e Unidades de Internação.

Como alternativa para essa suspensão, adotamos algumas medidas:

  • Boletim médico por telefone em horário pré-determinado;
  • Telepsicologia - Atendimento psicológico realizado por telefone, geralmente após o boletim médico, direcionado aos pacientes internados em Unidades de Isolamento Covid e nas UTIs não Covid, assim como aos seus familiares - oferecendo o suporte emocional necessário. Para as demais unidades de internação do Santa Izabel, até o momento, o Serviço de Psicologia mantém os atendimentos na modalidade presencial;
  • Visita Virtual - Com o auxílio de um smartphone, a videochamada é realizada pelas equipes do Serviço de Psicologia Hospitalar e do Serviço Social, nas UTIs não Covid, a fim de humanizar este contexto que o isolamento exige.
  • Contação de História Online - Para os pacientes pediátricos, foi implementado o Projeto Nossas Histórias Não Podem Parar, no qual voluntários da Santa Casa de Misericórdia da Bahia gravam vídeos contando histórias. Em seguida, as crianças podem assisti-los através do nosso canal no YouTube.

3. HSI ESTÁ PREPARADO PARA ATENDIMENTO AOS CASOS SUSPEITOS E/OU CONFIRMADOS DE COVID-19

As equipes de atendimento de todos os acessos do Hospital Santa Izabel estão preparadas para o primeiro contato e demais orientações aos pacientes sintomáticos. Foi reforçada a utilização de máscaras e intensificadas as campanhas para correta higienização das mãos, bem como sequência de paramentação e desparamentação para equipes assistenciais.

4. FLUXOS PARA ACESSO ÀS EMERGÊNCIAS ADULTO E PEDIÁTRICA – SINTOMÁTICOS E ASSINTOMÁTICOS

Foram criados dois acessos para os pacientes dos Pronto Atendimentos Adulto e Pediátrico, com classificações de risco específicas:

Acesso 1 - Para pacientes com síndrome gripal (classificados e isolados)

Acesso 2 - Para pacientes com outros sintomas

4.1 Estrutura para atendimento a pacientes internados

Estruturação de leitos referenciados para atendimento exclusivo aos pacientes com suspeita ou confirmação de COVID-19, em unidades adulto, pediátrica e UTI.

4.2 Backup de profissionais

Equipe multiprofissional disponível em caso de necessidade de contratação imediata.

5. DEMAIS ATENDIMENTOS – COMO FICAM?

Com a propagação da pandemia, consultas, exames e procedimentos cirúrgicos estão sendo avaliados individualmente. Tratamentos oncológicos estão mantidos e atendimentos de urgência/emergência para demais casos estão normalizados nos nossos Pronto Atendimentos Adulto e Pediátrico. Para mais informações, favor entrar em contato com o nosso Contact Center, através dos telefones 2203-810/ 8444.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Acreditação com Excelência ONA 3
Acreditação com Excelência ONA 3

O Santa Izabel tem Acreditação com Excelência referente a três níveis: Segurança do Paciente, Gerenciamento de Risco e Rotina, e os indicadores de Qualidade e de Desempenho. A Acreditação é emitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e é o nível máximo obtido a nível nacional. A assistência ambulatorial e hospitalar contempla os pacientes particulares e conveniados às principais operadoras e planos de saúde, além dos usuários encaminhados para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

HIMSS EMRAM 7
HIMSS EMRAM 7

O Hospital Santa Izabel conquistou, em 2019, a certificação da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7 e se tornou o oitavo hospital brasileiro a ser reconhecido pela metodologia considerada uma das mais importantes a auxiliar a transformação digital de unidades de saúde. Para tal, a Santa Casa da Bahia ampliou os investimentos para implementar novas soluções tecnológicas com capacidade de melhorar a qualidade e segurança da assistência ao paciente e transformar o Santa Izabel no primeiro hospital digital do Estado.

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