Medidas institucionais adotadas para enfrentamento e minimização dos riscos diante da pandemia pelo novo Coronavírus (COVID-19)

1. COMITÊ DE ENFRENTAMENTO AO NOVO CORONAVÍRUS

Criação de comitê composto por representantes da Alta Gestão e de todos os Serviços de Atendimento e Suporte do Hospital Santa Izabel, que objetiva o alinhamento das ações para combate à COVID-19.

2. VISITANTES E ACOMPANHANTES

Como medida para conter a propagação da doença, garantindo o cuidado e a segurança dos nossos pacientes, colaboradores e familiares, o Hospital Santa Izabel suspendeu, por tempo indeterminado, as visitas aos pacientes internados e ajustou a rotina dos acompanhantes das Unidades de Terapia Intensiva e Unidades de Internação.

Como alternativa para essa suspensão, adotamos algumas medidas:

• Boletim médico por telefone em horário pré-determinado;
  • Telepsicologia - Atendimento psicológico realizado por telefone, geralmente após o boletim médico, direcionado aos pacientes internados em Unidades de Isolamento Covid e nas UTIs não Covid, assim como aos seus familiares - oferecendo o suporte emocional necessário. Para as demais unidades de internação do Santa Izabel, até o momento, o Serviço de Psicologia mantém os atendimentos na modalidade presencial;
  • Visita Virtual - Com o auxílio de um smartphone, a videochamada é realizada pelas equipes do Serviço de Psicologia Hospitalar e do Serviço Social, nas UTIs não Covid, a fim de humanizar este contexto que o isolamento exige.
  • Contação de História Online - Para os pacientes pediátricos, foi implementado o Projeto Nossas Histórias Não Podem Parar, no qual voluntários da Santa Casa de Misericórdia da Bahia gravam vídeos contando histórias. Em seguida, as crianças podem assisti-los através do nosso canal no YouTube.

3. HSI ESTÁ PREPARADO PARA ATENDIMENTO AOS CASOS SUSPEITOS E/OU CONFIRMADOS DE COVID-19

As equipes de atendimento de todos os acessos do Hospital Santa Izabel estão preparadas para o primeiro contato e demais orientações aos pacientes sintomáticos. Foi reforçada a utilização de máscaras e intensificadas as campanhas para correta higienização das mãos, bem como sequência de paramentação e desparamentação para equipes assistenciais.

4. FLUXOS PARA ACESSO ÀS EMERGÊNCIAS ADULTO E PEDIÁTRICA – SINTOMÁTICOS E ASSINTOMÁTICOS

Foram criados dois acessos para os pacientes dos Pronto Atendimentos Adulto e Pediátrico, com classificações de risco específicas:

Acesso 1 - Para pacientes com síndrome gripal (classificados e isolados)

Acesso 2 - Para pacientes com outros sintomas

4.1 Estrutura para atendimento a pacientes internados

Estruturação de leitos referenciados para atendimento exclusivo aos pacientes com suspeita ou confirmação de COVID-19, em unidades adulto, pediátrica e UTI.

4.2 Backup de profissionais

Equipe multiprofissional disponível em caso de necessidade de contratação imediata.

5. DEMAIS ATENDIMENTOS – COMO FICAM?

Com a propagação da pandemia, consultas, exames e procedimentos cirúrgicos estão sendo avaliados individualmente. Tratamentos oncológicos estão mantidos e atendimentos de urgência/emergência para demais casos estão normalizados nos nossos Pronto Atendimentos Adulto e Pediátrico. Para mais informações, favor entrar em contato com o nosso Contact Center, através dos telefones 2203-810/ 8444.