Setembro Dourado

O câncer infantojuvenil é a primeira causa de morte por doença entre crianças e jovens de 1 a 19 anos, atingindo uma média de 9000 novas vítimas por ano no Brasil. Por não ter relação com hábitos de vida, sua prevenção é um desafio. O diagnóstico precoce ainda é a melhor chance de cura desses pacientes, com taxa de sucesso em torno de 70%. O Setembro Dourado é uma campanha criada para ampliar o conhecimento sobre a doença, para que pais, responsáveis e profissionais de saúde consigam detectar mais facilmente os sintomas, podendo, assim, agir a tempo. Quais os principais sintomas? Os sintomas do câncer infanto-juvenil podem se confundir com enfermidades menores, comuns na infância. Por isso, é preciso ficar atento à frequência e intensidade desses episódios:

• Palidez, dor óssea, hematomas e sangramentos;

• Caroços ou inchaços, especialmente indolores e não acompanhados de febre;

• Sinais de infecção;

• Tosse persistente ou falta de ar;

• Alterações oculares:

embranquecimento da pupila, estrabismo recente, perda visual, hematomas ou inchaço ao redor dos olhos;

• Dores de cabeça incomuns e contínuas.

• Vômitos frequentes pela manhã ou com piora ao longo do dia;

• Dores nos membros, inchaços sem nenhum sinal de infecção ou trauma.

O que é câncer infantojuvenil?

O câncer infantojuvenil engloba um grupo de doenças causadas pela proliferação escontrolada de células anormais no organismo. Entre os casos mais frequentes, estão:

• Leucemias;

• Tumores do sistema nervoso central;

• Linfomas;

• Neuroblastoma (tumor de células do sistema nervoso periférico, geralmente na região abdominal);

• Tumor de Wilms (tumor renal);

• Retinoblastoma (tumor da retina, fundo do olho);

• Tumor germinativo (tumor das células que dão origem aos ovários e testículos);

• Osteossarcoma (tumor ósseo);

• Sarcomas (tumores de partes moles);

Para mais informações sobre o movimento Setembro Dourado:

www.setembrodourado.org.br