14h00

Hospital Santa Izabel amplia Serviço de Medicina Nuclear e disponibiliza diagnósticos e tratamentos mais eficazes

Compartilhe
Tamanho do Texto

Iniciativas promissoras e cientificamente comprovadas no campo da medicina nuclear vêm abrindo novas perspectivas terapêuticas e já garantem mais agilidade e resultados positivos no diagnóstico e tratamento de doenças cardiológicas e oncológicas. Com investimento constante, o Serviço de Medicina Nuclear do Hospital Santa Izabel vem apresentando destaque nesta especialidade, já atende número expressivo de pacientes e recentemente registrou novos avanços, a partir da ampliação da equipe multiprofissional com incorporação de um farmacêutico especializado em radiações, o que assegura mais segurança e inovação aos pacientes.

A Dra Adelina Sanches, médica da equipe do Hospital Santa Izabel e presidente da Regional Bahia da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear afirma que o pioneiro hospital baiano tem procurado se aperfeiçoar continuamente para garantir ao paciente uma maior cobertura na oferta de exames de Medicina Nuclear. “Registramos ganhos também em termos de maior controle e agilidade na aquisição dos radiofármacos aplicados para exames de diagnóstico através do PET/CT e utilizados para tratamento de diversas doenças e em pesquisas clínicas para aplicação da terapêutica mais eficiente”, acrescentou.

Como apoio na área de diagnóstico e terapia principalmente para a oncologia e cardiologia, o Serviço de Medicina Nuclear do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia também na aquisição e utilização do gerador de Galio-68, que permite a realização de PET/CT com PSMA e DOTATATE, grandes aliados no diagnóstico de cânceres. 

Com os novos equipamento que identificam 50% mais lesões do que os exames tradicionais, os especialistas conseguem identificar o local exato da doença e assim podem, por exemplo, submeter um paciente à cirurgia em vez do tratamento radioterápico. Os novos procedimentos de medicina nuclear auxiliam ainda a identificar  se existem células de câncer em outras partes do corpo (metástases) ou, em alguns casos, em meio ao tecido normal da próstata."Hoje conseguimos detectar com capacidade superior e de forma mais precoce tumores muito menores do que os identificados por meio da cintilografia", afirma Adelina Sanches.

Além disso, a medicina nuclear vem ajudando os médicos a criarem planos de tratamento personalizados envolvendo terapias medicamentosas direcionadas ou cirurgias menos invasivas.  "O avanço da medicina nuclear tem sido cada vez mais comprovada por uma série de estudos científicos publicados nas mais renomadas publicações científicas internacionais", complementa Dra Adelina.
 

Hospital Santa Izabel amplia Serviço de Medicina Nuclear e disponibiliza diagnósticos e tratamentos mais eficazes
Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital