15h00

Hospital Santa Izabel implanta laboratório de função pulmonar e avança no diagnóstico e tratamento das doenças respiratórias

Compartilhe
Tamanho do Texto

O Hospital Santa Izabel (HSI) agora conta com um bem estruturado Laboratório de Função Pulmonar. Iniciativa conjunta com o Grupo Oncoclínicas, este novo serviço, que já está em funcionamento, reunindo equipe profissional qualificada e equipamentos tecnológicos de ponta, disponibiliza exames precisos para avaliação completa do desempenho pulmonar de pacientes com problemas respiratórios e diagnóstico diferencial de enfermidades relacionadas a diversas especialidades como pneumologia, reumatologia, cardiologia, oncologia e neurologia, entre outras.


O novo laboratório também vai qualificar o acompanhamento de pacientes com tromboembolia e hipertensão pulmonar, além de contribuir no tratamento dos que forem acometidos pelo novo coronavírus, avaliando se houve comprometimento da capacidade pulmonar após a contaminação. Esta é uma questão que vem merecendo atenção dos especialistas, que têm exemplificado algumas sequelas da covid-19, como fadiga e falta de ar prolongados, inflamação dos pulmões e coração e problemas de memória. 


Após avaliação médica, o paciente assistido no novo serviço é encaminhado para a realização do exame mais adequado, que vai apurar o diagnóstico e indicar se o tratamento vem proporcionando o resultado esperado. Esta investigação clínica mais completa é feita com o auxílio de exames como a espirometria e a pletismografia, indicados para medir fluxos, volumes e capacidades pulmonares, além da resistência das vias aéreas. 


Uma vez identificada qualquer alteração do padrão respiratório estabelecido para cada faixa etária, cabe ao pneumologista uma investigação dos motivos que podem estar levando a este distúrbio, como a possibilidade da ocorrência de asma ou alergias respiratórias, por exemplo.


Dr. Jamocyr Marinho, chefe da Pneumologia do HSI, acrescenta que o cuidado humanizado também será uma marca do novo serviço. "O Hospital Santa Izabel está dando mais um passo decisivo para qualificar a assistência na área de pneumologia, contribuindo de forma expressiva para o avanço da assistência, ensino da Medicina e formação de residentes em clínica médica e pneumologia", afirmou. 


Obesidade - O Laboratório de Função Pulmonar também contemplará especialmente pacientes fumantes e obesos a partir de uma avaliação funcional ampla. A obesidade causa alterações respiratórias, as quais não são apenas decorrentes da restrição imposta pela gordura. 


"Na grande maioria das vezes, a espirometria de pacientes obesos mostra alteração inespecífica, exigindo a realização de medida de volumes pulmonares e resistência das vias aéreas por pletismografia, para melhor avaliação e definição de qual distúrbio se trata, afirma a pneumologista Larissa Sadigursky, da equipe do Santa Izabel. "Caso haja evidência de determinadas alterações funcionais, e, se o paciente for candidato à cirurgia bariátrica, ele certamente se beneficiará de um preparo pré-operatório, que reduzirá o risco de broncoespasmo durante o procedimento", completou a especialista.


O agendamento é feito pela Central de Marcação, que pode ser contatada pelos telefones (71) 2203-8100 e (71) 98188-3380.

Hospital Santa Izabel implanta laboratório de função pulmonar e avança no diagnóstico e tratamento das doenças respiratórias
Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Acreditação com Excelência ONA 3
Acreditação com Excelência ONA 3

O Santa Izabel tem Acreditação com Excelência referente a três níveis: Segurança do Paciente, Gerenciamento de Risco e Rotina, e os indicadores de Qualidade e de Desempenho. A Acreditação é emitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e é o nível máximo obtido a nível nacional. A assistência ambulatorial e hospitalar contempla os pacientes particulares e conveniados às principais operadoras e planos de saúde, além dos usuários encaminhados para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

HIMSS EMRAM 7
HIMSS EMRAM 7

O Hospital Santa Izabel conquistou, em 2019, a certificação da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7 e se tornou o oitavo hospital brasileiro a ser reconhecido pela metodologia considerada uma das mais importantes a auxiliar a transformação digital de unidades de saúde. Para tal, a Santa Casa da Bahia ampliou os investimentos para implementar novas soluções tecnológicas com capacidade de melhorar a qualidade e segurança da assistência ao paciente e transformar o Santa Izabel no primeiro hospital digital do Estado.

2019 - 2020. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital