08h30

Hospital Santa Izabel inaugura Serviço de Reabilitação pós-Covid

Hospital Santa Izabel inaugura, nesta segunda-feira (7), o Programa CUIDAR PÓS-COVID, que tem como objetivo avaliar de forma integral e reabilitar os pacientes que tiveram a doença, mesmo os que não precisaram de internação durante o período de infecção.

Compartilhe
Tamanho do Texto

O serviço funciona na Unidade Álvaro Lemos, que pertence ao HSI e está localizada no bairro de Ondina, em Salvador, unidade referência em medicina osteoarticular e reabilitação.

Segundo pesquisas divulgadas pelos Serviços Nacionais de Saúde (National Health Services) da Inglaterra, mesmo quando não há mais carga viral circulante, os pacientes recuperados da Covid-19 podem desenvolver doenças coronarianas, neurológicas e endocrinológicas.

De acordo com estudos, entre os pacientes que foram hospitalizados devido ao Sars-CoV-2, 45% necessitarão de cuidados em casa, 4% precisarão de algum tipo de reabilitação, a exemplo da fisioterapia pulmonar, e 1% deverá receber tratamento médico para o resto da vida.

“Muitos pacientes, após a fase aguda da doença, mesmo aqueles que não necessitaram de internação, precisarão de acompanhamento de uma equipe especializada, pois ainda mantém sintomas persistentes. Os sintomas podem ter inicio da fase aguda da doença e se estenderem na fase mais tardia, até mesmo após a cura da Covid-19, permanecendo por dias e até meses”, avaliou a gerente técnica assistencial do HSI, Dra. Bárbara Sobral.

Dentre os principais problemas que podem ocorrer durante a síndrome inflamatória pós-Covid estão as limitações respiratórias, causadas por fibrose pulmonar, lesões cardíacas, fadiga, fraqueza muscular, problemas de memória, insuficiência renal, além de alterações cognitivas e psíquicas.

Na Unidade Álvaro Lemos o paciente é avaliado por uma equipe multidisciplinar, composta por pneumologista, cardiologista, endocrinologista, neurologista, médico especialista em terapia da dor, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista e fonoaudiólogo, que elaboram, em conjunto, um plano terapêutico para reabilitação.

Hospital Santa Izabel inaugura Serviço de Reabilitação pós-Covid
Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Acreditação com Excelência ONA 3
Acreditação com Excelência ONA 3

O Santa Izabel tem Acreditação com Excelência referente a três níveis: Segurança do Paciente, Gerenciamento de Risco e Rotina, e os indicadores de Qualidade e de Desempenho. A Acreditação é emitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e é o nível máximo obtido a nível nacional. A assistência ambulatorial e hospitalar contempla os pacientes particulares e conveniados às principais operadoras e planos de saúde, além dos usuários encaminhados para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

HIMSS EMRAM 7
HIMSS EMRAM 7

O Hospital Santa Izabel conquistou, em 2019, a certificação da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7 e se tornou o oitavo hospital brasileiro a ser reconhecido pela metodologia considerada uma das mais importantes a auxiliar a transformação digital de unidades de saúde. Para tal, a Santa Casa da Bahia ampliou os investimentos para implementar novas soluções tecnológicas com capacidade de melhorar a qualidade e segurança da assistência ao paciente e transformar o Santa Izabel no primeiro hospital digital do Estado.

2019 - 2021. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital