13h00

HSI inaugura tratamento inovador com molécula radioativa para câncer de próstata avançado

Compartilhe
Tamanho do Texto

O Hospital Santa Izabel (HSI) realizou, nesta sexta-feira (8), um tratamento pioneiro na Bahia para pacientes que têm câncer de próstata em estágio avançado. 

O PSMA Lutécio-177 é um procedimento minimamente invasivo que consiste na injeção de uma molécula radioativa no paciente, o PSMA (Prostate-specific Membrane Antigen), mesma molécula utilizada pela medicina nucelar para exames de diagnóstico do câncer de próstata. 

O tratamento é indicado para pacientes que já se submeteram ao tratamento inicial padrão, com cirurgia, radioterapia, bloqueios hormonais ou quimioterapia, mas que não obtiveram mais resposta satisfatória e continuam registrando aumento do PSA (Antígeno Prostático Específico) no sangue, mostrando que existe o retorno da doença. 

“Não é um tratamento com a intenção curativa, mas sim para que o paciente viva mais e melhor, com mais qualidade de vida e diminuição da dor”, afirma a médica nuclear e Responsável Técnica do Serviço de Medicina Nuclear do HSI, Adelina Sanches. 

Durante uma visita à Universidade de Heidelberg, na Alemanha, em outubro de 2019, a médica conheceu o tratamento e observou que as respostas eram muito boas. 

“Trouxe esse protocolo para implementar no HSI, que está sempre na vanguarda, oferecendo os melhores tratamentos para os pacientes. A expectativa é que seja o início de uma nova era de tratamento com moléculas radioativas, o que existe de mais moderno no mundo, de forma segura”, disse Dra. Adelina. 

Apesar de ser um tratamento novo e revolucionário, PSMA Lutécio-177 já possuiu autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para comercialização no Brasil. 

“É uma droga muito bem tolerada, com efeitos colaterais raros. Na maioria das vezes há apenas a sensação de cansaço e boca seca”, explica a médica. 

Diagnóstico - Desde outubro de 2018 o Hospital Santa Izabel (HSI) foi pioneiro na realização de um exame avançado específico para detectar o câncer de próstata utilizando a molécula PSMA.  

O PET-CT com PSMA chegou no Brasil há 5 anos e detecta a doença com mais precisão e de forma mais precoce em até 50% dos casos quando comparados com outros métodos convencionais de imagem. 

“O PSMA é uma molécula que tem sido utilizada na medicina nucelar para investigação do câncer de próstata há cerca de 10 anos. De forma pioneira, em outubro de 2018, disponibilizamos esse exame no HSI para nossos pacientes. Ao longo desses 2 anos somos referência no Nordeste nessa metodologia. Com o tempo os cientistas perceberam que essa mesma molécula poderia estar ligada a um tipo de radiação mais forte para tratar o câncer de próstata em estágio mais avançado. Essa molécula vem mostrando na literatura médica uma taxa de resposta muito boa”, observou a médica. 

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital