15h30

Hospital Santa Izabel disponibiliza equipamento ‘high-tech’ para tratamentos menos invasivos

Estreia da sofisticada plataforma beneficiou hoje (22) paciente submetido a cateterismo para desobstrução da artéria coronária

Compartilhe
Tamanho do Texto

 Maior centro de hemodinâmica do Norte Nordeste do país, o Hospital Santa Izabel conta agora com um novo equipamento de terapia guiada por imagem para realização de procedimentos minimamente invasivos, com alta precisão, segurança e agilidade. A moderna tecnologia contribui na qualificação do atendimento prestado pelas equipes aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) e conveniados de operadoras de saúde,nas especialidades de Cardiologia Intervencionista, Angiologia Vascular, Neuro Intervenção, Radiologia Intervencionista e Eletrofisiologia.

A expectativa é que com a instalação desse novo equipamento num ambiente devidamente preparado, que já conta com duas outras máquinas e toda estrutura de suporte, deve resultar em um aumento de 20% na capacidade de atendimento da unidade, que contabiliza mais de 110 mil procedimentos realizados e é uma das mais completas e bem estruturadas do país. O laboratório de hemodinâmica e cardiologia intervencionista do Santa Izabel é certificado com o selo diamante, o mais alto selo de qualidade, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI).

O investimento foi viabilizado graças a doação de um irmão da Santa Casa.  O provedor da instituição, José Antônio Rodrigues, ressaltou o gesto de generosidade e afirmou que, ao agregar modernas tecnologias à excelência clínica de sua qualificadaequipe médica, o Hospital Santa Izabel segue sua trajetória de vanguarda e aperfeiçoamento contínuo da assistência e das atividades de ensino e pesquisa na Bahia. “Do diagnóstico preventivo à recuperação, a tecnologia éforte aliada na área da saúde para aumentar a precisão de procedimentos médicos, a segurança dos tratamentos eo conforto dos pacientes”, completou.

Quem também enfatiza o avanço tecnológico da nova máquina é o coordenador do Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Santa Izabel, Dr. José Carlos Brito. O especialista ressalta a capacidade do equipamento agregar informações e valor para os exames diagnósticos e as intervenções terapêuticas, que utilizam cateteres. “É mais um passo para seguirmos firmes em nossa missão de tornar os tratamentos acessíveis e levar bem estar para um número cada vez maior de baianos”, afirmou Brito.

O Hospital Santa Izabel também adquiriu modernos softwares que permitirão da sala de controle visualizar, controlar e manipular, de forma eficiente todo o fluxo de trabalho. Outras vantagens do moderno equipamento são expor o médico e o paciente em menor intensidade à radiação e facilitar a visualização de detalhes de pequenos vasos com maior clareza.

De última geração, o novo equipamento contribui ainda para o diagnóstico por imagem completo, permite o acesso ao paciente por todos os lados, agiliza o fluxo de trabalho e facilita a orientação criteriosa por imagem ao vivo.“Queremosassegurar segurança e precisão em cada procedimento que realizamos”, afirma odiretor de Saúde da Santa Casa, Robério Almeida.“Temos que permanecer atentos para acompanhar às inovações, ampliando as possibilidades em relação às intervenções minimamente invasivas”, completou o diretor Técnico-Assistencial do Santa Izabel, Dr. Ricardo Madureira.
 

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Acreditação com Excelência ONA 3
Acreditação com Excelência ONA 3

O Santa Izabel tem Acreditação com Excelência referente a três níveis: Segurança do Paciente, Gerenciamento de Risco e Rotina, e os indicadores de Qualidade e de Desempenho. A Acreditação é emitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e é o nível máximo obtido a nível nacional. A assistência ambulatorial e hospitalar contempla os pacientes particulares e conveniados às principais operadoras e planos de saúde, além dos usuários encaminhados para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

HIMSS EMRAM 7
HIMSS EMRAM 7

O Hospital Santa Izabel conquistou, em 2019, a certificação da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7 e se tornou o oitavo hospital brasileiro a ser reconhecido pela metodologia considerada uma das mais importantes a auxiliar a transformação digital de unidades de saúde. Para tal, a Santa Casa da Bahia ampliou os investimentos para implementar novas soluções tecnológicas com capacidade de melhorar a qualidade e segurança da assistência ao paciente e transformar o Santa Izabel no primeiro hospital digital do Estado.

2019 - 2021. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital