11h15

Hospital Santa Izabel completa 700 cirurgias robóticas

Compartilhe
Tamanho do Texto

As cirurgias assistidas por robô estão crescendo num ritmo sem precedentes no Hospital Santa Izabel (HSI). Este mês, o hospital completa a expressiva marca de 700 cirurgias robóticas realizadas depois de registrar a marca recorde de 52 intervenções programadas. As realizações têm alcançado precisão e excelente desempenho, favorecendo a recuperação dos pacientes.

Este avanço tecnológico é ressaltado pelo provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves. “O Hospital Santa Izabel permanece investindo para aperfeiçoar tratamentos, ampliar a segurança e eficiência da assistência e contribuir com o desenvolvimento científico da saúde na Bahia”, afirmou.

Os pacientes que fizeram cirurgia assistida por robô tiveram excelente recuperação. O robô alcança áreas que as mãos humanas têm mais dificuldade. Além disso, a habilidade no uso do equipamento pode levar a um procedimento menos invasivo e a uma recuperação positiva para o paciente. "Além da moderna plataforma e de toda uma retaguarda hospitalar de ponta que os procedimentos tenham resultados muito positivos”, diz Dr. Luís Martinho, coordenador do Programa de Robótica do Hospital Santa Izabel.

 

Palavra de especialista:

“A cirurgia robótica se consolida na Bahia graças ao pioneirismo do Hospital Santa Izabel. Cirurgiões e pacientes de todo o estado têm se beneficiado da estrutura disponibilizada no HSI.” Dr. Eduardo Café, urologista especializado em cirurgia robótica e supervisor do Programa de Residência Médica em Urologia do HSI

 “A cirurgia robótica revolucionou o tratamento cirúrgico dos procedimentos de grande porte em todo o mundo. Sua chegada na Bahia representou uma nova era da medicina em nosso estado. Agradeço ao Santa Izabel pela coragem de ter iniciado o primeiro programa. ” Dr. Nilo Jorge, urologista especializado em cirurgia robótica.

“A cirurgia robótica vem como uma mudança na forma de operar. Traz uma nova visão e mais precisão nos movimentos cirúrgicos, buscando assim uma melhor recuperação dos pacientes. ” Dr. Ramon Mendes, coloproctologista especializado em cirurgia robótica.

 

O Santa Izabel foi o primeiro hospital baiano a realizar cirurgia com o uso do robô, um equipamento bastante utilizado hoje em procedimentos cirúrgicos de alta performance e precisão nos grandes centros mundiais. As operações com o equipamento impactaram positivamente também numa busca maior por capacitação e na produção científica, com a apresentação de trabalhos em congressos e iniciativas voltadas para a atualização profissional contínua. 

Hospital Santa Izabel completa 700 cirurgias robóticas
Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

HIMSS EMRAM 7
HIMSS EMRAM 7

O Hospital Santa Izabel conquistou, em 2019, a certificação da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7 e se tornou o oitavo hospital brasileiro a ser reconhecido pela metodologia considerada uma das mais importantes a auxiliar a transformação digital de unidades de saúde. Para tal, a Santa Casa da Bahia ampliou os investimentos para implementar novas soluções tecnológicas com capacidade de melhorar a qualidade e segurança da assistência ao paciente e transformar o Santa Izabel no primeiro hospital digital do Estado.

2019 - 2022. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital