Avanços no tratamento e diagnóstico ajudam pessoas com esclerose múltipla

Altamente imprevisível, doença está associada a múltiplas causas Elas incluem defeitos imunológicos inerentes, exposição precoce a certos vírus ou agentes tóxicos, influências geográficas e dietéticas e suscetibilidades genéticas subjacentes. Na Unidade Álvaro Lemos, ambulatório especializado do Hospital Santa Izabel, os pacientes contam com equipe multiprofissional para linha de cuidados completa para o diagnóstico e tratamento da esclerose múltipla.

O Centro de Esclerose Múltipla e Doenças Neuroimunológicas (CEDONI), implantado na Unidade Álvaro Lemos, reúne equipe multiprofissional especializada e oferece modernos tratamentos e cuidados para pacientes com esclerose múltipla, uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central (medula, encéfalo e nervo óptico). Estima-se que mais de 40 mil pessoas vivem com a doença no Brasil.

Causada por uma série de fatores genéticos e ambientais, a esclerose múltipla é duas vezes mais frequente entre mulheres do que em homens e costuma começar a se manifestar em pessoas entre 20 e 40 anos de idade.

Quanto mais cedo o paciente for diagnosticado e tratado, maiores são as chances de controlar o avanço da doença. “O diagnóstico preciso e a escolha adequada do tratamento fazem a diferença na vida do paciente com doenças neuroimunes”, diz o neurologista Dr. Thiago Fukuda, coordenador Médico do CEDONI.

Alteração na visão, uma tontura sem motivo aparente, perda de sensibilidade ou força muscular,  fadiga excessiva, fraqueza dos braços ou pernas, alteração urinária, redução de sensibilidade ou formigamento dos membros são alguns dos sintomas da esclerose múltipla. Eles podem durar alguns dias e desaparecerem ou permanecerem como uma sequela. A esclerose múltipla merece a atenção de todos.

A cada dia novos tratamentos surgem com objetivo de um controle efetivo da doença e melhora significativa de funcionalidade e qualidade de vida dos pacientes. Na Unidade Álvaro Lemos, estrutura do Hospital Santa Izabel que funciona na Avenida Adhemar de Barros, em Ondina, serviços clínicos e terapêuticos e acompanhamento multiprofissional são realizados por uma equipe especializada e atualizada, integrada por neurologistas, profissionais de enfermagem, fisioterapia e fonoaudiologia.

A Unidade Álvaro Lemos fica situada na Av. Adhemar de Barros, 70 - Ondina.

Marcação: (71) 2203-8100 | (71) 98188-3380 (WhatsApp)