17h30

Com serviço qualificado, Hospital Santa Izabel alcança marca de mil cirurgias de catarata pelo SUS

Compartilhe
Tamanho do Texto

Desde que montou, no final do ano passado, um bem estruturado Serviço de Oftalmologia para atendimento exclusivo de pacientes pelos SUS (Sistema Único de Saúde), o Hospital Santa Izabel (HSI) alcançou hoje (31) a expressiva marca de 1.000 cirurgias de catarata realizadas. Por trás deste expressivo número, estão pessoas que apresentavam problemas avançados de visão e estavam até mesmo sem enxergar. “Foi uma grande alegria sair do hospital com minha mãe vendo novamente depois de um procedimento que durou menos de 45 minutos”, disse a professora Maria da Silva Azevedo.

A catarata provoca opacidade na lente natural (cristalino) dos olhos, deixando a pessoa com visão nublada, como se enxergasse por uma tela manchada.  O diagnóstico é feito por meio de exame oftalmológico e consulta clínica. A cirurgia geralmente é recomendada para pessoas com problemas de visão causados pela catarata. A doença pode se desenvolver em ambos os olhos, e cada intervenção no olho é feita como um procedimento separado, geralmente com um a oito semanas de intervalo.

O encaminhamento de pacientes para o Ambulatório Silva Lima do HSI é feito pela Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS), através do Sistema VIDA.  “Eu não estava enxergando nada, graças a Deus consegui essa consulta quando tentei num posto de saúde do meu bairro e me encaminharam para o Santa Izabel. Aqui fui muito bem atendida, fiz os exames e agora a cirurgia”, disse a aposentada Ana Silva.

As cirurgias têm risco moderado e benefício de melhorar a visão, e como consequência, a redução de acidentes, quedas entre outros. “É motivo de grande contentamento poder beneficiar muitas pessoas que estavam até mesmo sem enxergar há anos”, disse o diretor de Saúde da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Robério Almeida. 

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital