Espaço Renato Augusto Ribeiro Novis é inaugurado no Hospital Santa Izabel

Será inaugurado, no próximo dia 10 de setembro, o Espaço Renato Augusto Ribeiro Novis, que funcionará dentro da Nova Hemodinâmica do Hospital Santa Izabel (HSI).

O espaço de convivência foi projetado pelo arquiteto Luiz Humberto Carvalho, em homenagem a Renato Novis (13 de novembro de 1948 - 25 de março de 2021), que foi empresário, arquiteto e urbanista, membro da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCMBA) e exerceu o cargo de vice-provedor da instituição entre os anos de 2003 a 2005 e 2017 a 2019.

Na Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCMBA) ele também foi membro do Definitório da Irmandade (1999- 2003; 2007 a 2008); mordomo-diretor de Ação Social (2009-2013) e escrivão (2014-2016), realizando grandes contribuições nas áreas social, cultural e de saúde da instituição.

O Espaço Renato Novis também contará com painéis artísticos elaborados pelo artista plástico soteropolitano Gustavo Freitas Maciel, que tem obras feitas em diversas artes do mundo, incluindo Paris, Los Angeles, Nova Iorque, Barcelona e Lisboa.

Biografia - Renato Augusto Ribeiro Novis nasceu em Salvador, na Bahia, no dia 13 de novembro de 1948, filho de Renato Augusto Novis e Maria Elisa Ribeiro Novis.
O avô paterno, Aristides Novis, era médico, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e exerceu o cargo de diretor do Hospital Santa Izabel (HSI) entre os anos de 1925 e 1934. O avô materno, Pedro Ribeiro Mariani Bittencourt também era médico, mas exerceu a medicina por pouco tempo, dedicando-se a atividades industriais e à pecuária.

Seu pai, Renato Augusto Novis, foi provedor da SCMBA entre os anos de 1969 e 1973.

Renato Novis foi criado em uma família tradicional baiana, com grande vínculo com a região do Recôncavo, onde possuía propriedades rurais há várias gerações. Daí surgiu o amor dele pela terra, sendo um homem simples, que se autodenominava, antes de tudo, como um fazendeiro.

Renato Novis estudou durante o ensino fundamental e médio no Colégio Antônio Vieira, no bairro do Garcia, em Salvador. Em 1972 se formou em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Ele também foi presidente do Rotary Clube da Bahia no período de 1993 a 1994, participando de diversos conselhos da associação, sempre fiel ao lema “dar de si antes de pensar em si”.

Foi também diretor da Associação Comercial da Bahia (ACB) por diversos mandatos, sendo o primeiro em 1993 e, o último, de 2011 até o ano de falecimento (2021). Também foi conselheiro (2005-2008), vice-presidente (2008-2017) e presidente (2017-2021) da Associação Cultural Brasil Estados Unidos (Acbeu); e membro da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).

Casado com Eina Maria Gantois Novis, durante 45 anos, Renato Novis teve duas filhas: Luzia e Elisa; e quatro netos: Mateus, Sofia, Guilherme e Letícia.
Seguindo o princípio da “mens sana in corpore sano”, Renato Novis tinha paixão pelos esportes e, desde a juventude, praticava remo, ciclismo, corrida e natação.
Ele faleceu aos 72 anos, vítima da Covid-19, em 25 de março de 2021.