08h00

Diagnóstico precoce favorece terapêutica e cura do câncer infantojuvenil

Compartilhe
Tamanho do Texto
Diagnóstico precoce favorece terapêutica e cura do câncer infantojuvenil

O Hospital Santa Izabel (HSI) segue firme incentivando mais uma edição da campanha Setembro Dourado, uma iniciativa que tem conclamado as pessoas a ficarem alertas e conscientes sobre o câncer infantojuvenil.

O câncer é a principal causa de morte relacionada a doenças entre crianças com 15 anos ou menos no Brasil. O diagnóstico preciso e precoce contribui para salvar vidas. As taxas de tratamentos com resultados positivos e a sobrevivência ao câncer vem melhorando ao longo dos últimos anos.

Durante todo este mês de setembro, o HSI disponibilizará material informativo sobre a doença, vai reforçar a divulgação nas redes sociais e fará ações diretamente com as equipes de saúde que trabalham com crianças e adolescentes.

Atenção - Os sintomas do câncer infantojuvenil podem se confundir com enfermidades menores e muitas outras doenças, comuns na infância. Por isso, é preciso ficar atento à frequência e intensidade desses episódios: palidez, dor óssea, hematomas e sangramentos; caroços ou inchaços, especialmente indolores e não acompanhados de febre; sinais de infecção; tosse persistente ou falta de ar;  alterações oculares: embranquecimento da pupila, estrabismo recente, perda visual, hematomas ou inchaço ao redor dos olhos; dores de cabeça incomuns e contínuas.

Os tipos de câncer mais comuns em crianças e adolescentes são as leucemias, os tumores do sistema nervoso central e os linfomas.

Tratamento integral especializado - Atuando de forma conjunta com o Grupo Oncoclínicas, o maior do setor na América Latina, o Hospital Santa Izabel oferece infraestrutura completa para o tratamento de neoplasias em crianças e adolescentes. O atendimento é realizado por equipe multidisciplinar formada por oncologistas, onco-hematologistas, terapeuta educacional, pediatras, odontólogos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e farmacêuticos.

O Serviço de Oncopediatria do Hospital Santa Izabel trata e acompanha crianças com alterações hematológicas, ou seja, as doenças que afetam o sangue. Duas profissionais médicas especializadas - Dras Tatiane Martins e Jamile Nicanor - prestam assistência na Unidade Erik Loeff com conhecimento, segurança e dedicação a crianças com anemias, distúrbios de coagulação, síndromes específicas, trombose e distúrbios das plaquetas e leucócitos.

As especialistas também fazem o acompanhamento de pacientes internados e dos encaminhados pelos pediatras assistentes, quando suspeitam que a criança apresenta doença hematológica. Bastante completo, o serviço realiza o exame de mielograma e a biópsia de medula óssea para avaliação mais específica do paciente.

 

Hospital Santa Izabel e Grupo Oncoclínicas, juntos no combate ao Câncer Infantojuvenil.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital