09h00

Novo Centro de Hemodinâmica do Hospital Santa Izabel. Com a referência de sempre

Compartilhe
Tamanho do Texto
Novo Centro de Hemodinâmica do Hospital Santa Izabel. Com a referência de sempre

Com mais de 115 mil procedimentos realizados e estrutura completa, que reúne três salas cirúrgicas, centro de recuperação pós anestésico com 14 leitos e equipe médica altamente capacitada, unidade é referência nacional em diagnósticos e tratamentos de problemas cardiológicos, neurológicos e endovasculares.

Considerado o mais bem estruturado do Norte Nordeste do país, o Centro de Hemodinâmica do Hospital Santa Izabel (HSI) ganhou nova estrutura e estreou um sofisticado equipamento de terapia guiada por imagem que realiza com precisão, segurança e agilidade estudos e tratamentos com uso de cateteres.

O Serviço de Hemodinâmica do Hospital Santa Izabel possui certificação diamante, o mais alto selo de qualidade conferido pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI) e é visto com orgulho pela qualificada equipe profissional da casa e pelos muitos pacientes que ali foram tratados.  A expectativa é que a nova estruturação da unidade resulte em um aumento de 20% na capacidade de realização de procedimentos de cardiologia intervencionista, angiologia vascular, neuro intervenção, radiologia intervencionista e eletrofisiologia.

O investimento foi viabilizado graças à doação de um Irmão da Santa Casa. O provedor da instituição, José Antônio Rodrigues, ressalta o gesto de generosidade e afirma que, ao agregar modernas tecnologias à excelência clínica de sua qualificada equipe médica, o Hospital Santa Izabel segue trajetória de vanguarda e aperfeiçoamento contínuo da assistência e das atividades de ensino na Bahia. “Tudo é feito para garantir uma melhor assistência para o paciente. É muito gratificante ver o hospital evoluindo e ofertando um único padrão de atendimento seguro e de alta qualidade a todos”, disse o provedor.

A importância de a Bahia manter um serviço de excelência em hemodinâmica, com volume de atendimento dos mais significativos do país, é ressaltada também pelo Dr. José Carlos Brito, chefe do Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do HSI. “É mais um passo para seguirmos firmes em nossa missão de tornar os tratamentos acessíveis e levar bem estar para um número cada vez maior de baianos”, afirmou.

“Quando criamos o Serviço de Hemodinâmica em 1974, as condições eram de recursos modestos. Iniciamos o trabalho e apostamos no nosso potencial inovador. Fomos ganhando corpo - não só a Hemodinâmica, como todo o setor de Cardiologia – e deixamos de realizar procedimentos puramente diagnósticos para também fazer o tratamento das doenças cardíacas”, acrescentou Dr. Heitor Ghissoni, pioneiro da unidade e especialista em procedimentos minimamente invasivos.

Espaço de convivência

Outra boa notícia é que o Hospital Santa Izabel agora conta com um novo espaço de convivência. Batizado de Espaço Renato Augusto Ribeiro Novis, ele fica situado em frente à Hemodinâmica numa área interna que ganhou nova ambientação e mobiliários, retrofit nas fachadas internas e jardins, além de escultura e da suave iluminação que integram o layout amigável, vínculo da arquitetura à arte de curar. O designer do espaço foi o arquiteto Luiz Humberto Carvalho.

Esta inauguração é uma homenagem da Santa Casa ao seu ex-vice provedor Renato Novis (1948- 2021). Ele foi empresário, pecuarista, arquiteto e urbanista, membro da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, onde muito contribuiu e exerceu o cargo de vice-provedor da instituição entre 2003 e 2005 e entre 2017 e 2019. “Serviu de exemplo e inspiração para nossa instituição crescer e difundir valores como ética, respeito, amor e fraternidade. O seu empenho pessoal nas grandes causas sociais e culturais, entre as quais se destacam o atendimento médico-hospitalar e a assistência socioeducacional para pessoas com menor poder aquisitivo é motivo de orgulho para os baianos”, disse o provedor José Antônio Alves.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital