11h00

Semana da Criança no Hospital Santa Izabel tem atividades lúdicas e de acolhimento

Compartilhe
Tamanho do Texto

Pode ser – e é desejável que seja - um relacionamento temporário, mas o vínculo entre a uma criança hospitalizada e os cuidadores está fortemente estabelecido no Hospital Santa Izabel. A filosofia e a abordagem das equipes seguem em permanente evolução, assegurando que as crianças com doenças agudas que exigem tratamento prolongado, especialmente crianças pequenas, percebam o hospital como um lugar acolhedor. A comemoração de determinadas datas contribui muito nesse processo. O Dia das Crianças é uma delas e foi comemorado de forma especial com segurança, atenção às normas sanitárias e com doses preciosas de suporte e fortalecimento emocional.

Logo cedo, crianças em tratamento oncológico, pais e profissionais de saúde foram convidados para um encontro com a artista Nairzinha, que promoveu um bate papo interativo, com contação de histórias, danças, brincadeiras, cirandas, cantigas e uso de tecnologia (tabletes com aplicativo especial). Ela também alertou para a importância do cuidado afetivo. Estimular o lúdico para deixar a criança mais confortável com a internação é parte integrante do atendimento no Hospital Santa Izabel.

“Há muitos anos venho aqui. Essa casa estimula a abordagem humana e afetuosa, recomendada pelos especialistas”, disse Nairzinha, ao destacar a tradição do Santa Izabel combinar medicina científica e os valores ancestrais do afeto e do carinho.

As comemorações tiveram prosseguimento com lanche especial preparado pela equipe de Nutrição e distribuição de material de desenho nos setores que prestam assistência infantil pela equipe da Assistência Social.

Mais que apenas entretenimento ou distração, as ações de humanização estão inseridas no cotidiano e ajudam as crianças a expressar o que estão sentindo, compartilhar medos, temores e ansiedades. A comunicação mais aberta e um sistema de apoio para as famílias abrangentes favorecem os vínculos de gentileza e de cooperação dos pacientes pediátricos, que se familiarizam com as pessoas, equipamentos e procedimentos do ambiente hospitalar.

Outro ponto positivo é que as equipes multiprofissionais têm preparado melhor as famílias para cuidar das crianças em casa. Lidar com o processo de bem-estar exige envolvimento e antecipação. Prevenir e cuidar com amor são dicas preciosas. “Buscamos sempre desenvolver atividades que valorizem o lúdico e o bem-estar no processo de hospitalização. O nosso objetivo é que a criança pelo tratamento de forma mais leve, sabendo que pode brincar, que é querida e muito especial”, diz Eneida Barros, coordenadora de Serviço Social do hospital.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital