10h50

Hospital Santa Izabel oferece assistência neurológica integral e qualifica linha de cuidado com o AVC

Compartilhe
Tamanho do Texto
Hospital Santa Izabel oferece assistência neurológica integral e qualifica linha de cuidado com o AVC

As inovações e as novas perspectivas para diagnóstico e tratamento das doenças neurológicas, consideradas uma das principais causas mundiais de morte e incapacidade, estão no centro das atenções do Hospital Santa Izabel que, com equipe médica especializada, protocolos instituídos e organizados, exames avançados e completa estrutura de atendimento multidisciplinar, evoluiu e se consolidou como centro nacional de referência em neurologia e neurocirurgia.

Além do fluxo rápido para salvar vidas e assistir da forma ideal os pacientes com AVC (acidente vascular cerebral), nas várias fases da doença, o hospital registrou ganhos de eficiência em todas as instâncias: na Emergência, UTI Neuroclínica, hemodinâmica, serviços ambulatoriais, exames de imagem e consultas.

O conhecimento salva vidas. O AVC, de acordo com dados oficiais, tem levado a 400 mil casos e cerca de 100 mil pessoas à morte todos os anos. É a principal causa de incapacidade entre adultos e umas das doenças que mais matam no Brasil e no mundo.

Quando se trata de acidente vascular cerebral, a agilidade conta muito. Cada minuto de interrupção de fluxo sanguíneo cerebral nos pacientes com AVC provoca a perda de aproximadamente 1,9 milhão de neurônios", afirma o neurologista Pedro Antônio Pereira de Jesus, chefe da Neurologia do Hospital Santa Izabel. 

O especialista alerta ainda para a importância do estilo de vida saudável e de saber reconhecer rapidamente os sinais e sintomas do AVC – sobrancelha caída, sorriso torto, fraqueza incapacitante para levantar os braços, alteração da fala, dificuldade para enxergar, – para que o tratamento hospitalar seja iniciado o mais breve possível.

O Serviço de Neurologia do Santa Izabel oferece atendimento integral e multidisciplinar desde o pronto atendimento 24 horas, passando pela UTI neuroclínica, hemodinâmica, até serviços ambulatoriais e consultas: em todas as instâncias, o paciente é assistido por uma equipe que trabalha de forma integrada e com alta capacidade técnica. 

O Hospital Santa Izabel disponibiliza ainda um completo serviço de reabilitação neurológica na Unidade Álvaro Lemos, que funciona na Avenida Adhemar de Barros, em Ondina.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital