Serviço de Alergologia e Imunologia do HSI disponibiliza vacinas contra alergias e rinite

O Serviço de Alergologia e Imunologia do Hospital Santa Izabel (HSI) passou a disponibilizar vacinas que previnem alergias devido ao contato com ácaros ou picada de insetos.

Funcionando desde abril de 2021, o serviço está localizado nos Consultórios Especializados - 1º andar, prédio anexo ao HSI, tratando doenças como alergias, imunodeficiências, asma, rinite, dermatites, urticárias e esofagite eosinofílica.

Além da consultas e exames para detectar alergias, o local agora dispõe de vacinas para pacientes com rinite alérgica.

“A grande maioria dos pacientes já nota melhora dos sintomas já no final do primeiro mês de tratamento, mas essa melhora pode acontecer também na fase de manutenção da vacina”, explicou a médica alergologista do HSI, Ana Paula Lyra.

Segundo ela, o período de duração da eficácia da vacina vai de 3 a 5 anos, quando é possível dessensibilizar o paciente, mas o controle dos sintomas geralmente ocorre nos primeiros três meses de uso.

“É o único tratamento que altera a evolução natural da doença, ou seja, a resposta é tão boa que os pacientes chegam a achar que estão curados, mas a rinite alérgica não tem cura, apenas controle. Sem dúvida este é o melhor tratamento quando preenche os critérios de indicação”, pontuou a médica.

As vacinas podem ser utilizadas por adultos e crianças, conforme indicação médica.  Consultas no Serviço de Alergologia e Imunologia do HSI podem ser agendadas pelo telefone (71) 2203-8100 ou pelo WhatsApp (71) 9 8188-3380.