15h30

Premiação internacional reconhece cuidado do Hospital Santa Izabel com o meio ambiente

Compartilhe
Tamanho do Texto

O Hospital Santa Izabel (HSI) conquistou o prêmio global “Health Care Climate Challenge”. A instituição, referência em cuidado com o meio ambiente, foi reconhecida na categoria ouro -resiliência climática. Promovida pela Health Care Without Harm e pela Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis, o “Desafio 2021 - A Saúde pelo Clima” contemplou as principias instituições de saúde do mundo que estão na vanguarda em relação à adoção de políticas sustentáveis para o clima.

No total, foram premiadas 50 instituições de saúde de diversas partes do mundo. Oito delas são brasileiras. O Santa Izabel foi o único hospital do norte e nordeste do país contemplado. “Esta conquista é fruto do nosso compromisso institucional com a responsabilidade ambiental. É mais um estímulo para seguirmos progredindo nesse processo atual que coloca a saúde no centro da questão climática”, afirmou José Antônio Rodrigues Alves, provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, ao destacar o compromisso da instituição com o bem estar das pessoas.

Ao longo sobretudo dos últimos anos, o Hospital Santa Izabel implementou uma série de boas práticas que contribuem para a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), descabornização efetiva e progressiva de suas operações e ampliação do uso de energias limpas e renováveis.

“Estamos atentos às melhores práticas e inovações ambientais. Diariamente, nossas equipes profissionais se mostram comprometidas em diversas frentes de ação pela sustentabilidade ambiental”, afirmou Mônica Bezerra, diretora Corporativa de Tecnologia e Operações da Santa Casa.

Este novo reconhecimento alcançado pelo HSI, segundo ela, é um indicatico de que as ações sustentáveis favorecem um futuro mais saudável para o planeta. Mônica ressaltou outras ações estratégicas que vêm recebendo atenção especial e investimento. “As energias limpas e renováveis, a redução das emissões de gases poluentes, a menor geração de resíduos, a destinação ambientalmente adequada, o uso racional da água e a reciclagem são alguns deles”, listou.

O engajamento do HSI com a questão ambiental é amplo e envolve ainda um cuidado crescente com a diversificação da matriz energética, redução de consumo de energia, reaproveitamento térmico para aquecimento de água. “Neste processo é importante destacarmos também o empenho para mantermos e ampliarmos na instituição a cultura da reciclagem, combate ao desperdício e atenção ao descarte correto de resíduos”, acrescentou a diretora. “Parabenizamos a todos os colaboradores que contribuíram para que o Santa Izabel alcançasse esse importante reconhecimento”, completou.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

HIMSS EMRAM 7
HIMSS EMRAM 7

O Hospital Santa Izabel conquistou, em 2019, a certificação da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7 e se tornou o oitavo hospital brasileiro a ser reconhecido pela metodologia considerada uma das mais importantes a auxiliar a transformação digital de unidades de saúde. Para tal, a Santa Casa da Bahia ampliou os investimentos para implementar novas soluções tecnológicas com capacidade de melhorar a qualidade e segurança da assistência ao paciente e transformar o Santa Izabel no primeiro hospital digital do Estado.

2019 - 2022. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital