10h00

Hospital Santa Izabel atinge marca de mil cirurgias realizadas com auxílio de um robô

Uso da tecnologia tem permitido aos cirurgiões alcançar excelente desempenho no tratamento e recuperação de pacientes

Compartilhe
Tamanho do Texto
Hospital Santa Izabel atinge marca de mil cirurgias realizadas com auxílio de um robô

O Hospital Santa Izabel (HSI) foi o primeiro hospital baiano a realizar cirurgia com o uso do robô, um equipamento bastante utilizado hoje em procedimentos cirúrgicos de alta performance e precisão nos grandes centros mundiais de saúde. Este mês o hospital está completando a expressiva marca de mil cirurgias realizadas por cirurgiões médicos com auxílio de um robô. Os procedimentos têm alcançado precisão e excelente desempenho, favorecendo a recuperação dos pacientes.


A tecnologia tem sido uma das fortes aliadas da medicina nas últimas décadas. Este avanço tecnológico é ressaltado pelo provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves. “Sempre atento ao progresso científico, o Hospital Santa Izabel ampliou os investimentos para aperfeiçoar tratamentos, aumentar a segurança e eficiência da assistência e contribuir com o desenvolvimento da saúde na Bahia”, diz o provedor.


A primeira cirurgia robótica foi realizada no Santa Izabel em 2019 pelo cirurgião urológico Eduardo Café. “Pacientes de todas as regiões da Bahia têm se beneficiado da estrutura disponibilizada no HSI.”, assegura Dr. Eduardo Café, urologista especializado em cirurgia robótica e supervisor do também pioneiro Programa de Residência Médica em Urologia do HSI.


Os pacientes que fizeram cirurgia assistida no Santa Izabel estão tendo excelente recuperação. A plataforma robótica tem sido utilizada em cirurgias oncológicas, torácicas, urológicas, do aparelho digestivo, ginecológicas e de cabeça e pescoço, dentre outras.
As operações com o equipamento, acrescenta Dr. Luís Martinho, coordenador do Programa de Robótica do Santa Izabel, impactam positivamente também numa busca maior por capacitação e na produção científica, com a apresentação de trabalhos em congressos e iniciativas voltadas para o processo de atualização profissional contínua.

 
“O crescimento constante do número de cirurgias robóticas realizadas no HSI é um indicativo seguro da importância de se investir de forma estratégica em inovação tecnológica na área de saúde”, afirmou Martinho. Ele explica ainda que a plataforma robótica proporciona ao cirurgião visão ampliada, em alta definição e em três dimensões. Remotamente de dentro do centro cirúrgico, o profissional especializado controla as ferramentas da máquina usando joysticks e controles de pedal, enquanto visualiza o local da cirurgia por meio de um monitor de alta definição, que proporciona imagem tridimensional do procedimento.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital