16h45

Hospital Santa Izabel comemora 40 anos de Residência Médica com lançamento de livro e formatura de 44 novos especialistas

Compartilhe
Tamanho do Texto

A Residência Médica é uma espécie de pós-graduação destinada a médicos sob a forma de curso de especialização. Sucesso dessa iniciativa no Santa Izabel já soma gerações de especialistas bem capacitados para atender as demandas da população

O Hospital Santa Izabel (HSI) promove amanhã (25), às 10 horas, a cerimônia de conclusão dos programas de Residência Médica de 44 médicos residentes que fizeram especialização na instituição. O evento, que será realizado no Auditório Jorge Figueira, com transmissão em tempo real pelo canal do hospital no youtube (https://www.youtube.com/channel/UCA8DTkn-SL-qw4I-eyLIzkw), marcará também o lançamento do livro “40 anos de Residência do Hospital Santa Izabel”.

Atualmente 15 especialidades integram o programa - anestesiologia, cardiologia, cardiologia pediátrica, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia geral, clínica médica, dor, hemodinâmica e cardiologia Intervencionista, medicina intensiva, neurologia, oncologia clínica, ortopedia e traumatologia, otorrinolaringologia, pneumologia e urologia.

Na prática de ensino, os residentes interagem com profissionais de alta qualificação ética e técnica em diversas áreas que integram ou apoiam a prestação de serviços de saúde. As vagas disponibilizadas pelo Santa Izabel têm alcançado crescente reconhecimento e interesse em função da organização do programa, da qualificação do corpo de educadores e orientadores e pela complexa e moderna estrutura hospitalar.

Alcançar uma trajetória de quatro décadas, diz o provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia José Antônio Rodrigues Alves, é uma conquista compartilhada por diversos protagonistas. Ela é fruto, segundo ele, do comprometimento, preparo e experiência dos preceptores e supervisores dos programas. “Ressalto o trabalho dedicado da Diretoria de Ensino e Pesquisa, sob a liderança do professor Dr. Gilson Soares Feitosa, que qualifica a assistência e projeta o Santa Izabel como importante centro de pós-graduação em serviço em diversas especialidades da medicina”, afirmou.

O provedor enfatizou ainda a importância dessas atividades para o hospital se manter em contínua e dinâmica atualização, “o que muito contribui para consolidá-lo como um dos mais importantes centros de formação de profissionais para atuar em diversas especialidades da medicina”.

Padrão para formação de especialistas – As vagas do Programa de Residência Médica disponibilizadas pelo Hospital Santa Izabel estão entre as mais disputadas da Bahia, com grande número de candidatos locais e de outros estados.

Responsável pela criação e condução do programa, o diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Santa Izabel, Dr. Gilson Soares Feitosa, destaca que a Residência Médica do HSI construiu laços de companheirismo, gerando em todos o comprometimento com a ideia de educação médica contínua, indispensável ao correto exercício da medicina. “A todos os envolvidos direta ou indiretamente neste processo, os nossos sinceros agradecimentos”, completou.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

2019 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital