15h00

Hospital Santa Izabel realiza procedimento inédito em paciente com insuficiência cardíaca

Compartilhe
Tamanho do Texto
Hospital Santa Izabel realiza procedimento inédito em paciente com insuficiência cardíaca

No Serviço de Hemodinâmica, o Dr Bráulio Pinna e equipe realizaram hoje (24), pela primeira vez na Bahia, uma nova abordagem em cirurgias de ressincronização, com a implantação de moderna tecnologia em dispositivo para tratamento da insuficiência cardíaca, conhecida como CCM (Cardiac Contractility Modulation). Similar a um marca-passo, o equipamento foi implantado durante procedimento cirúrgico.

O paciente beneficiado apresentava quadro clínico de insuficiência cardíaca decorrente de um infarto, já possuidor de cardiodesfibrilador associado à terapia de ressincronização cardíaca, mantendo-se sintomático por evolução da miocardiopatia e, até bem pouco tempo, não tinha opções de tratamento adicional para melhora da insuficiência cardíaca.

Considerada bem-sucedida e acompanhada em tempo real por um médico proctor polonês, Dr Michal Pludowski, e por um engenheiro biomédico, a intervenção permite melhora na contratilidade cardíaca, assegura melhor desempenho em situação de esforço e menos adversidades cardiovasculares, além de possibilitar uma melhor qualidade de vida para o paciente.

Certificações
Selo Diamante em Hemodinâmica
Selo Diamante em Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel foi o primeiro da Bahia a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica e cardiologia intervencionista, conferida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Menos de dez serviços de hemodinâmica alcançaram essa certificação no Brasil. 

O selo diamante, concedido em parceria com o IQG - Health Services Accreditation é considerado o nível máximo de qualidade. Ele atesta o compromisso da unidade com a qualidade e segurança na gestão da assistência ao paciente, a qualificação profissional e a melhoria dos processos.

Certificação Internacional QMentum Diamond
Certificação Internacional QMentum Diamond

O Hospital Santa Izabel conquistou em agosto de 2019 a certificação internacional QMentum, que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. O modelo da Acreditação QMentum International possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência. O Hospital Santa Izabel tornou-se integrante QMentum International IQG em 2017, quando iniciou a adequação e melhoria dos processos internos, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

HIMSS EMRAM 7
HIMSS EMRAM 7

O Hospital Santa Izabel conquistou, em 2019, a certificação da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7 e se tornou o oitavo hospital brasileiro a ser reconhecido pela metodologia considerada uma das mais importantes a auxiliar a transformação digital de unidades de saúde. Para tal, a Santa Casa da Bahia ampliou os investimentos para implementar novas soluções tecnológicas com capacidade de melhorar a qualidade e segurança da assistência ao paciente e transformar o Santa Izabel no primeiro hospital digital do Estado.

2019 - 2022. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital