
No Serviço de Hemodinâmica, o Dr Bráulio Pinna e equipe realizaram hoje (24), pela primeira vez na Bahia, uma nova abordagem em cirurgias de ressincronização, com a implantação de moderna tecnologia em dispositivo para tratamento da insuficiência cardíaca, conhecida como CCM (Cardiac Contractility Modulation). Similar a um marca-passo, o equipamento foi implantado durante procedimento cirúrgico.
O paciente beneficiado apresentava quadro clínico de insuficiência cardíaca decorrente de um infarto, já possuidor de cardiodesfibrilador associado à terapia de ressincronização cardíaca, mantendo-se sintomático por evolução da miocardiopatia e, até bem pouco tempo, não tinha opções de tratamento adicional para melhora da insuficiência cardíaca.
Considerada bem-sucedida e acompanhada em tempo real por um médico proctor polonês, Dr Michal Pludowski, e por um engenheiro biomédico, a intervenção permite melhora na contratilidade cardíaca, assegura melhor desempenho em situação de esforço e menos adversidades cardiovasculares, além de possibilitar uma melhor qualidade de vida para o paciente.